Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Utilização de Esquemas

Olá pessoal tudo bem com vocês? no artigo de hoje vamos falar sobre representações de esquemas elétricos e como eles podem ser interpretados. Experimente ouvir essa áudio aula, ou execute o player abaixo você também pode salvar o arquivo áudio aula. Boa aula meus Queridos!


Primeiramente o que é um esquema elétrico? é a representação de uma instalação, ou parte dela, por meio de símbolos gráficos. Todo ou qualquer projeto será desenvolvido através de símbolos, e para isso são utilizados os esquema unifilar, multifilar e funcional.




Esquema Multifilar

Publicidade:

O esquema da imagem abaixo representa todo sistema elétrico, em seus detalhes, como todos os condutores. Nesta representação cada traço é um fio que será utilizado na ligação dos componentes.


O esquema das figuras abaixo representa exatamente como a instalação da figura acima é executada na prática.


Sempre que for representado um símbolo, ele deve estar instalado em uma caixa de passagem, seja no teto ou na parede, e os condutores devem passar por dentro dos eletrodutos, os quais partem de um Quadro de Distribuição (QD). Em um projeto, se a sua representação fosse feita na forma multifilar, cada condutor seria representado por um traço, saindo do QD e chegando ao seu destino. Como observamos na figura abaixo, seria impossível representar um projeto na forma multifilar, pois seriam tantos traços que dificultariam a sua interpretação. Neste caso, para realizar um projeto com clareza e de maneira simplificada, utilizamos a forma unifilar.

Publicidade:



Esquema Unifilar

Ele representa um sistema elétrico simplificado, que identifica o número de condutores e representa seus trajetos por um único traço.
Geralmente, representa a posição física dos componentes da instalação, porém não reproduz com clareza o funcionamento e sequência funcional dos circuitos. Na imagem abaixo temos um esquema de um circuito elétrico composto de interruptor simples, tomada, lâmpada, rede de eletroduto e fiação, todos representados na forma unifilar.


Esquema Funcional 

Apresenta todo sistema elétrico e permite interpretar, com clareza e rapidez, o funcionamento ou sequencia funcional dos circuitos. Não se preocupa com a posição física dos componentes da instalação, pois os caminhos das correntes são representados por meio de retas, sem cruzamento ou inclinação na vertical ou horizontal.

Publicidade:


O esquema mostra o equipamento exatamente como ele é encontrado à venda no mercado, ou como ele é industrialmente fabricado. Esse tipo de esquema é usado somente para ilustrar, eventualmente, um circuito de forma simplificada.



Bom galera é isso espero que tenha gostado desse artigo até o próximo artigo aqui no Blog Ensinando Elétrica.

Publicidade:



#


#