Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Comando Estrela Triângulo para Motores de 12 Pontas

Olá amigos e amigas, no artigo de hoje vamos ensinar a vocês como fazer o fechamento correto através das contatores de um motor 12 pontas para o sistema estrela triângulo em 220V (tensão de alimentação da rede).


Ilustrativo para CAPA do Artigo Apenas.
Esse esquema não servira se sua rede de alimentação for 380V por que ai já é outro tipo de comando e fechamento certo. Bom sabemos que para fazer um estrela - triângulo em motores de 6 pontos é bem mais simples, veja abaixo o circuito de comando e de trabalho para motores de 6 pontas trifásico.

Publicidade:


Circuito de Comando será o mesmo tanto para 6 pontas quanto para 12 pontas: (clique para aumentar)


Abaixo o circuito de potência tradicional de um motor de 6 pontas em estrela-triângulo.


Abaixo os detalhes do fechamento do motor para estrela, que o responsável por esse fechamento esta sendo KA1 e KA3 no circuito acima.


Detalhes do fechamento em triângulo após a contagem do tempo regulado através do temporizador os contatores KA1 e KA2 serão responsáveis pelo fechamento abaixo:


Beleza agora vamos ver como fica o estrela triângulo no motor de 12 pontas.

Primeiro, as duas formas de fechamento que através dos contatores serão fechadas. Veja abaixo:

Ok, o circuito de comando é o mesmo certo, então ao partir o motor deverá fechar KA1 e KA3 mas e essas pontas do motor como é que fica? veja o esquema abaixo.

Como no CADe_SIMU ainda não tem um motor de 12 pontas fiz esse, pode seguir as numeração que bate certinho. OK, tanto fechando na partida para estrela, quanto para triângulo.

Publicidade:


Bom é isso galera espero que tenha gostado, assim você não fica tão enrolado quando você pegar um motor de 12 pontas e tiver que fazer um estrela triangulo nele. Mas lembre-se esses esquemas apenas servem se sua tensão de alimentação for 220V trifásico.

Se vocês quiserem aprender esse comando mas com a tensão de linha em 380V se inscrevam como seguidor que em breve irei criar o artigo.
#


#