Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Programação em Ladder

Olá amigos, no artigo de hoje vamos falar um pouco de automação, CLP Controlador Lógico Programável. Você pode também experimentar ouvir essa áudio aula executando o player abaixo.




O diagrama ladder utiliza lógica de relé, com contatos (ou chaves) e bobinas, e por isso é a linguagem de programação de CLP mais simples de ser assimilada por quem já tenha conhecimento de circuitos de comandos elétricos.

Publicidade:


Compõe-se de vários circuitos dispostos horizontalmente, com a bobina na extremidade  direita, alimentados por duas barras verticais laterais. Por esse formato é que recebe o nome de ladder que significa escada, em inglês.

Cada uma das linhas horizontais é uma sentença lógica onde os contatos são as entradas das sentenças, as bobinas são as saídas e a associação dos contatos é a lógica.

São os seguintes os símbolos:



A lógica de diagrama de contatos do CLP assemelha-se à de relés. Para que um relê seja energizado, necessita de uma continuidade elétrica, estabelecida por uma corrente elétrica.


Observem, ao ser fechada a CH1, a bobina K1 será energizada, pois será estabelecida uma continuidade entre a fonte e os terminais da bobina.

Agora veja o mesmo exemplo de aplicação, só que agora, na linguagem ladder, será o seguinte.

Analisando os módulos de entrada e saída do CLP, quando o dispositivo ligado à entrada digital E1 fechar, este acionará o contato E1, que estabelecerá uma continuidade de forma a acionar a bobina S1, consequentemente o dispositivo ligado à saída digital S1 será acionado.

Publicidade:


O NF ( normal fechado ) é um contato de negação ou inversor, como pode ser visto no exemplo abaixo que é similar ao programa anterior, substituindo o contato NA por um NF.


Analisando os módulos de entrada e saída, quando o dispositivo ligado a entrada digital E1 abrir, este desacionara o contato E1, este por ser NF estabelecerá uma continuidade de forma a acionar a bobina S1, consequentemente o dispositivo ligado à saída digital S1 será acionado.

Associação de Contatos no Ladder

No ladder se associam contatos para criar as lógicas E ou OU com a saída. Os contatos em série executam a lógica E, pois a bobina só será acionada quando todos os contatos estiverem fechados.


A saída S1 será acionada quando:

  • E1 estiver acionada E
  • E2 estiver não acionada E
  • E3 estiver acionada
A lógica OU é conseguida com associação paralela, acionando a saída desde que pelo menos um dos ramos paralelos estejam fechados.


A saída S1 será acionada se.

  • E1 for acionada OU.
  • E2 não for acionada OU.
  • E3 for acionada.
Publicidade:


Um exemplo de exercício, acionamento de lâmpada sem necessidade de executar a tarefa de circuito de selo no CLP, pois utilizamos um interruptor do tipo interruptor simples.


Observem que ao detectar tensão na entrada do CLP em I2 imediatamente a lógica do CLP se muda e no Ladder o contato que estava aberto passe a ser fechado, possibilitando que o relé de saída Q1 feche e energize a lâmpada no exemplo.

Bom galera é isso vou dar continuidade no próximo artigo falaremos sobre instalação do CLP.

Publicidade:

#


#