5 Maneiras de você ligar um Interfone (porteiro eletrônico) - Ensinando Elétrica | Dicas e Ensinamentos

Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

Blog Nº1 dos Eletricistas do Brasil

News:

Home Top Ad

Post Top Ad

gifgifs.com

domingo, 2 de abril de 2017

5 Maneiras de você ligar um Interfone (porteiro eletrônico)

Olá amigos, no artigo de hoje vou ensinar a vocês como instalar um interfone do modelo HDL que é o mais comum de se encontrar e realizar a sua instalação, segue abaixo foto do modelo que iremos usar. Agradeço a vocês se deixarem um clique em nossos patrocinadores (anúncios) após ler o artigo :D


Além desses dois itens pode ser que seja necessário fazer a instalação de fechadura elétrica junto ou mais pontos de atendimento, vamos supor que você irá ligar em um prédio e terá um monofone na portaria e outro em algum outro ponto estratégico porém ambas partes poderá falar com quem estiver no interfone.



Publicidade:



Bom para não ficar confuso vou mostrar o primeiro modo de ligar que é o mais simples onde apenas, quem apertar no interfone a pessoa no monofone (aparelho branco) poderá conversar com ela ainda não será possível destravar o portão veja o esquema elaborado, onde como exemplo utilizaremos rede de alimentação em 127 Volts entre fase/neutro, caso sua alimentação for 220V fase/fase apenas não utilize o borne 0 no interfone e ligue onde indica 220V.


No próprio interfone você encontrará essas mesmas informações, desde que seja o mesmo modelo usado no exemplo, então você vai alimentar o interfone no borne 0 e 127, lembre-se de usar um disjuntor ou ligar em alguma rede que tenha proteção contra curto-circuito ou sobrecarga, pode-se usar fiação de 1,5mm. Agora repare que para comunicação entre o interfone e o gancho (monofone) utiliza-se 2 fios 1,5mm onde inicia-se no borne 4 no interfone e finaliza no borne 4 do monofone e o outro fio no borne 1 e finaliza no borne 1 do monofone esse não poderá ser invertido. Dessa maneira você poderá atender a quem apertar o interfone.

Bom agora o esquema abaixo mostrará como deve ser feita a instalação da fechadura elétrica que vende separadamente, e provavelmente a mesma será de 12V repare que no interfone temos os bornes F,F este será os 2 fios para a fechadura, observe o desenho.


Nesse modo não há necessidade de usar uma fonte externa para a fechadura, e o atendente poderá apertar o botão para destravar o botão, o próprio interfone fornece os 12V para a fechadura, repare que são apenas 2 fios usados para comunicação entre o interfone e monofone.

Publicidade:


Vejamos agora como ligar o interfone com 4 fios indo ao monofone nesse caso iremos usar os bornes FE e FS, esse método é usado quando a função FF não estiver disponível, utiliza-se uma fonte externa para a trava elétrica, observe o desenho.


Perceba que dessa maneira você não usa o FF ou suponha que o modelo de interfone seja outro, você deverá fazer dessa forma, onde sobre 4 fios 2 comunicação 1,4 e outros 2 para a fechadura. É importante perceber que nesse método você precisa retirar dois jampers no monofone o J3 e J4 que são encontrados bem aqui, veja abaixo:


Somente remova os jampers se você for utilizar com uma fonte externa e utilizando 4 fios ao monofone.

Publicidade:


Agora vou mostrar como você pode fazer para adicionar mais pontos de atendimento para aquele mesmo interfone ou seja falar de outros lugares, é possível ter até 4 extensões. Observem o exemplo abaixo.


Esse exemplo acima é a aplicação básica caso você deseja destravar a porta em vários lugares diferente vocês podem experimentar o esquema abaixo, onde um certo dia eu mesmo precisei aplicar.

Publicidade:

No exemplo não utilizei fonte para a fechadura, havia um interruptor pulsante (campainha) ao lado da porta do lado de dentro onde os moradores poderiam destravar para sair, e outro interruptor na sala do porteiro que o mesmo poderia abrir para quem estivesse querendo entrar, e outro local onde destravava era na sala da cliente, pois o interfone era para ela se comunicar, enfim parece um pouco confuso, e para piorar o monofone apresentava problema pois o mesmo não destravava apenas ouvia e falava então fiz dessa forma abaixo:


Pulsador local 1 era do lado da porta, Pulsador local 2 era do porteiro, e fiz um jamper do FE no 1 e do FS no 4, e removi os jamper do monofone 3 e 4.


Funcionou que é uma beleza, se vocês perceberem esse esquema de ligação não existe no manual da HDL, porem deixei funcionando assim e esta até hoje lá.

Publicidade:


Bom galera é isso espero ter ajudado e caso tenha alguma dúvida comente abaixo, interfone vive dando problema mesmo, lembre-se nada de emenda utilize sempre fio 1,5 mm nada de fio de telefone, e coloque em uma distância máxima de 500 metros o interfone do monofone, se tiver mais longe que isso vai ficar dando problema. Até o próximo artigo.

11 comentários:

  1. Boa noite.
    O conteudo muito bem claro quanto a estalacao.
    Gostaria de saber se tem curso presencial.

    ResponderExcluir
  2. no monofone retirei os 3 fios.. branco, vermelho e preto... e nao sei a ordem de colocar novamente (hahaha) borne 4 3 1... alguem saberia dizer?

    ResponderExcluir
  3. Qual a diferença de um porteiro eletrônico para um vídeo porteiro?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, já passei tantas dificuldades tentando instalar um interfone que até acostumei!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Parabéns amigo. Tenho certeza que ajudou muita gente

    ResponderExcluir
  6. Explicação muito boa. Suficientemente clara. Obrigado e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa explicação, agora estou entendendo muito melhor a fiação do interfone sem fio

    ResponderExcluir

Os comentários acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião do Blog Ensinando Elétrica.

Post Bottom Ad

gifgifs.com