Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Partida Direta e Partida Direta com Reversão no CLP

Olá meus amigos, no artigo de hoje vamos mostrar a vocês na linguagem LADDER e na montagem tradicional das partidas, como você pode construir o circuito em LADDER de qualquer CLP com linguagem em LADDER, através de seus softwares. No exemplo utilizamos os programas CADe SIMU 3.0 e o Software LOGIXPRO que em breve estará disponível para download aqui no Blog.

CLP Allen Bradley - MicroLogix 1200

Vamos ao primeiro exercício, na figura abaixo apresenta os diagramas de força e de comando de uma chave de partida direta. A seguir, há o programa em linguagem ladder do CLP que atende ás condições do circuito da chave partida direta.

Publicidade:


Vamos imaginar juntos, a esteira é acionada por um botão (B1) e desligada pelo botão (B0). O contato RT é a proteção térmica. A sinalização L1 indica motor M1 desligado e a sinalização L2 indica motor M1 ligado.

Diagrama de força e de comando chave partida direta
Agora, o mesmo exercício com CLP em linguagem ladder (figura abaixo)


Diagrama em ladder da chave de partida direta
Agora veja que interessante, se você olhar de outra posição, normalmente as linguagem LADDER ficam uma acima da outra em "escada" mas se você virar vai perceber o quanto parecido com o circuito físico, veja a imagem virada.

Diagrama ladder chave de partida direta
Perceba que você consegue comparar até os componentes, botão na posição, circuito de selo, circuitos abertos e fechados etc, dessa forma fica mais simples de você compreender a linguagem em sí.

O mesmo exercício criado em um próprio programa para CLP em linguagem LADDER

Vamos agora para o próximo exercício, partida direta com reversão.

Na imagem abaixo, teremos uma partida direta com reversão é um comando que fornece condições para o motor partir ou no sentido horário ou no sentido anti-horário. Dessa forma a esteira funcionará nos dois sentido de direção, o contato RT é a proteção térmica. Existe o intertravamento nos dois sentidos, no sentido horário é acionado por (B1) e desligada pelo botão (B0); e no sentido anti-horário, é acionada pelo botão (B2) e desligada pelo botão (B0).

Publicidade:


A sinalização L1 indica motor M1 desligado e a sinalização L2 indica motor M1 ligado, veja o esquema abaixo:

Chave de partida direta com reversão

A seguir, o mesmo exercício em linguagem ladder

Diagrama ladder da chave de partida direta com reversão
Como mostramos acima no exercício 1, você também pode ver essa ladder de uma forma virada para compreender melhor.

Diagrama ladder partida direta com reversão
Fizemos a mesma ladder em um programa próprio para CLP e o resultado é essa abaixo, o que muda é a forma da criação da LADDER de um programa para o outro mas o funcionamento é o mesmo.

Diagrama ladder chave de partida direta com reversão
Bom pessoa, espero que tenham gostado desse artigo e das ilustrações nele contidas, que sirva de auxilio para seus estudos na área da automação, um abraço e até o próximo artigo. Felipe Vieira Eletrotécnico.

Publicidade:

#


#