Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como utilizar o Rele Falta de Fase no CADe SIMU?

Olá amigos tudo bem, nesse artigo vou mostrar como vocês podem incrementar seus projetos no CADe SIMU utilizando o componente relé falta de fase, sabemos que sua função é bem simples e bem direta se faltar fase na rede trifásica o relé desliga o circuito de comando assim protegendo o motor trifásico.

O relé falta de fase funciona em rede bifásica? (duas fases), não todos os relés só acionam se detectar as três fases. Veja abaixo a foto de um rele falta de fase simples.

Rele falta de fase sem neutro
Os relés falta de fase, pode ser para fases de linha em 220V ou 380V no exemplo vamos utilizar a rede trifásica 220V, primeiramente a simbologia bate?

Publicidade:


sim veja a simbologia no detalhe desse relé da foto, agora veja a simbologia que temos no CADe SIMU.

Bom para iniciar a criação de um projeto simples, como exemplo vamos montar um sistema partida direta, inicie a montagem do circuito de trabalho conforme exemplo abaixo.

Fazendo esse processo, você procurará o componente relé falta de fase, veja onde encontrar no detalhe abaixo:



Encontrando a simbologia do relé falta de fase, você vai inserir ele no seu projeto conforme exemplo abaixo:

Posicione ele ao lado do componente relé térmico conforme exemplo acima, agora você faz a parte da alimentação do relé falta de fase.

Lembre - se não inverta as posição das fases, L1 da rede termina com L1 do relé e assim conforme exemplo acima, feito isso antes de iniciar o circuito de comando,

Publicidade:


você vai inserir a simbologia de ligação para o comando, use o componente na indicação do desenho abaixo.


Você pode colocar do lado do próprio relé falta de fase para ficar mais interessante, abaixo vamos ver onde você pode inserir os outros componentes do circuito de comando, como botão liga/desliga bobina etc.


Inserindo os componentes deverá ficar com algo parecido com o exemplo acima.


Fazendo toda a fiação conforme exemplo acima, e clicando em simulação o contato do relé falta de fase se comutará assim dando condição de partir o motor.


veja pressionando o botão B1 o motor entra em funcionamento normalmente.


O que fazer com o contato 12? você pode usar ele para inserir algum tipo de alarme, pode ser um alarme sonoro ou visual, isso quando ocorrer uma falta de fase o contato comutará para 11 fechado com 12,

Publicidade:


assim soando o alarme ou acendendo o LED de falha no painel.


Quer testar o funcionamento do relé, você pode fazer como o exemplo acima, inserindo como exemplo essas chaves para abrir e fechar cada fase do sistema trifásico, o resultado ficará como abaixo:


Veja que abri apenas 1 fase, e logo o relé desarma todo o comando, e a alimentação para o resto do circuito de comandos é cortada pelo relé falta de fase, e também se acende o LED de falta de fase como exemplo.

Um único relé falta de fase, pode contar mais de 1 contato para se fazer o comando, veja esse exemplo acima, onde através de 1 único relé pode comandas dois contatores destintos.

Bom é isso galera, espero que tenha gostado caso queira fazer o download do software CADe SIMU 3.0 clique aqui!

Publicidade:

#


#