Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O conhecimento muda a vida das pessoas

#

Como fazer um diagrama ladder no CLP para um semáforo

Fala amigos, hoje eu vou mostrar para vocês essa atividade em automação. Lembrando que essa atividade pode ser utilizada para o seu aperfeiçoamento em linguagem ladder. Para você aprender primeiro baixe o simulador de circuitos CADe SIMU 3.0, pois é o programa que você irá utilizar para seu aprendizado.

Como fazer um diagrama ladder no CLP para um semáforo?

Essa atividade é bem simples você deve ter um conhecimento básico em linguagem ladder, conhecer sobre entradas fechadas e abertas no CLP e na linguagem ladder e conhecer sobre os temporizadores TON (clique aqui para aprender sobre os temporizadores no CLP)


Ao abrir o seu CADe SIMU 3.0 você deverá ter uma noção de como trabalhar com o programa. Se você nunca utilizou antes você pode fazer um MINI CURSO gratuitamente clicando aqui!

Ad:



Temos 2 semáforos onde você precisa programá-los via CLP, através dos temporizadores nele integrado e você vai criar um sistema onde os veículos possam atravessar de acordo com a sinalização semafórica.


A cor verde indica que o veículo prossiga, a cor amarela é atenção (o sinal vai fechar em segundos), vermelho parada obrigatório. Lembrou do seu curso de direção veicular? kkk

Ad:

Vamos ao que interessa no programa CADe SIMU 3.0 você vai criar essas três etapas abaixo:

Abra o seu programa e faça esse mesmo desenho renomeando de acordo com o que está no exemplo acima. Se você já manja dos paranauê nomeie como quiser.

Então você vai inserir 3 entradas e 4 saídas conforme desenho. Feito isso você vai criar um circuito de potência para o acionamento das lâmpadas semafóricas via contatores auxiliares.


Faça exatamente conforme exemplo acima, renomeando de acordo com o exemplo e lembre-se faça no mesmo projeto (folha). Detalhe:

Lampada H1 "cor verde"
Lampada H2 "cor amarela"
Lampada H3 "cor vermelha"

Lampada -H1 "cor verde"
Lampada -H2 "cor amarela"
Lampada -H3 "cor vermelha"

Bom você seguiu os passos? Se sim, você terá algo parecido com o esquema abaixo

Certo você já criou o circuito físico na CLP e o circuito físico que irá acionar as lâmpadas, que nesse exemplo representa lâmpadas semafóricas.

Ad:



Agora ainda no mesmo projeto (utilize o zoom para aumentar ou diminuir) se não couber você deve ir em configuração e alterar as dimensões do projeto, conforme exemplo abaixo:


Deixe na opção "Personal" que significa personalizado.

Ad:


Agora você vai criar o mais difícil que é a linguagem ladder para que todo esse sistema venha funcionar e simular perfeitamente. Veja abaixo o que você vai fazer: (clique para aumentar a imagem)


Faça exatamente conforme exemplo acima e no momento de renomear as entradas e saídas veja as configurações abaixo em maior detalhe.


Continuação..


T1, T2, T3, T4 são os temporizadores, esses você terá que configurar dando clique duplo sobre o componente.


Configura o T1 com 5 seg
Configura o T2 com 2 seg
Configura o T3 com 3 seg
Configura o T4 com 2 seg

e mantenha a opção x 1 Sec conforme exemplo, deixando esses tempo no momento da simulação você pode ver rapidamente se as lâmpadas acenderão de acordo.

Ad:


Se você fez tudo certinho você terá um resultado final conforme exemplo abaixo: (clique para melhor a visão do esquema)

Diagrama ladder acionamento semáforo via temporizadores
Esse sistema é um "loop", ou seja, quando acionado o sistema pela botoeira b2, as luzes semafóricas começam o funcionamento infinito, seguindo a sequência configurada nos temporizadores.

Veja a simulação dessa atividade agora mesmo:


Você também pode criar essa mesma atividade utilizando o programa  LogixPro PLC sua linguagem ladder está disponível aqui.

Ad:



Se você quiser baixar esse projeto do CADe SIMU e você mesmo executar no seu PC, você pode baixar o arquivo semáforo.cad clicando aqui!

" Desenho bônus " Diagrama simplificado semáforo vs pedestre


Você também pode criar esse exemplo acima utilizando a linguagem ladder no CLP do CADe SIMU 3.0.

Ad:


Bom galera, espero que tenham gostado desse artigo. Você pode compartilhar esse artigo com seus amigos nas redes sociais utilizando as opções de compartilhamento.

Recomendamos: