Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como fazer um diagrama ladder no CLP para um semáforo

Fala amigos, hoje eu vou mostrar para vocês essa atividade em automação. Lembrando que essa atividade pode ser utilizada para o seu aperfeiçoamento em linguagem ladder. Para você aprender primeiro baixe o simulador de circuitos CADe SIMU 4.0, pois é o programa que você irá utilizar para seu aprendizado.

Como fazer um diagrama ladder no CLP para um semáforo?

Essa atividade é bem simples você deve ter um conhecimento básico em linguagem ladder, conhecer sobre entradas fechadas e abertas no CLP e na linguagem ladder e conhecer sobre os temporizadores TON (clique aqui para aprender sobre os temporizadores no CLP)


Ao abrir o seu CADe SIMU 3.0 você deverá ter uma noção de como trabalhar com o programa. Se você nunca utilizou antes você pode fazer um MINI CURSO gratuitamente clicando aqui!

Temos 2 semáforos onde você precisa programá-los via CLP, através dos temporizadores nele integrado e você vai criar um sistema onde os veículos possam atravessar de acordo com a sinalização semafórica.


A cor verde indica que o veículo prossiga, a cor amarela é atenção (o sinal vai fechar em segundos), vermelho parada obrigatório. Lembrou do seu curso de direção veicular? kkk

Vamos ao que interessa no programa CADe SIMU 3.0 você vai criar essas três etapas abaixo:

Abra o seu programa e faça esse mesmo desenho renomeando de acordo com o que está no exemplo acima. Se você já manja dos paranauê nomeie como quiser.

Então você vai inserir 3 entradas e 4 saídas conforme desenho. Feito isso você vai criar um circuito de potência para o acionamento das lâmpadas semafóricas via contatores auxiliares.


Faça exatamente conforme exemplo acima, renomeando de acordo com o exemplo e lembre-se faça no mesmo projeto (folha). Detalhe:

Lampada H1 "cor verde"
Lampada H2 "cor amarela"
Lampada H3 "cor vermelha"

Lampada -H1 "cor verde"
Lampada -H2 "cor amarela"
Lampada -H3 "cor vermelha"

Você seguiu os passos? Se sim, você terá algo parecido com o esquema abaixo

Certo você já criou o circuito físico na CLP e o circuito físico que irá acionar as lâmpadas, que nesse exemplo representa lâmpadas semafóricas.

Agora ainda no mesmo projeto (utilize o zoom para aumentar ou diminuir) se não couber você deve ir em configuração e alterar as dimensões do projeto, conforme exemplo abaixo:


Deixe na opção "Personal" que significa personalizado.

Agora você vai criar o mais difícil que é a linguagem ladder para que todo esse sistema venha funcionar e simular perfeitamente. Veja abaixo o que você vai fazer: (clique para aumentar a imagem)


Faça exatamente conforme exemplo acima e no momento de renomear as entradas e saídas veja as configurações abaixo em maior detalhe.


Continuação..


T1, T2, T3, T4 são os temporizadores, esses você terá que configurar dando clique duplo sobre o componente.


Configura o T1 com 5 seg
Configura o T2 com 2 seg
Configura o T3 com 3 seg
Configura o T4 com 2 seg

e mantenha a opção x 1 Sec conforme exemplo, deixando esses tempo no momento da simulação você pode ver rapidamente se as lâmpadas acenderão de acordo.

Se você fez tudo certinho você terá um resultado final conforme exemplo abaixo: (clique para melhor a visão do esquema)

Diagrama ladder acionamento semáforo via temporizadores
Esse sistema é um "loop", ou seja, quando acionado o sistema pela botoeira b2, as luzes semafóricas começam o funcionamento infinito, seguindo a sequência configurada nos temporizadores.

Veja a simulação dessa atividade agora mesmo:


Você também pode criar essa mesma atividade utilizando o programa  LogixPro PLC sua linguagem ladder está disponível aqui.

Se você quiser baixar esse projeto do CADe SIMU e você mesmo executar no seu PC, você pode baixar o arquivo semáforo.cad clicando aqui!

" Desenho bônus " Diagrama simplificado semáforo vs pedestre


Você também pode criar esse exemplo acima utilizando a linguagem ladder no CLP do CADe SIMU 3.0.

Bom galera, espero que tenham gostado desse artigo. Você pode compartilhar esse artigo com seus amigos nas redes sociais utilizando as opções de compartilhamento.
#


#