Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como acionar um motor elétrico em vários pontos diferentes

Olá amigos, tudo bem? No artigo de hoje, vamos mostrar como você faz para acionar um motor elétrico por mais de um ponto. Um membro do grupo teve essa dúvida e então resolvi fazer um artigo mostrando essa dica.

Para você iniciar seu aprendizado em comandos elétricos você deve baixar o CADe SIMU 4.0 para desenvolver seu aprendizado em elaboração dos circuitos elétricos.



Vamos supor que você vá instalar um pequeno painel de comando, para partir um pequeno motor elétrico trifásico, a botoeira liga/desliga estará no painel de comando, mas você precisaria que também fosse possível acionar esse mesmo motor em outros pontos.

Tanto para ligar e desligar, ambos precisariam trabalhar de forma independente, ou seja, ligar e desligar de qualquer lugar.

Botão duplo liga/desliga


O primeiro exemplo de diagrama criado por nós do Blog Ensinando Elétrica, mostra o esquema básico de um acionamento a partir de apenas 1 conjunto de botões, um NA e um NF. Onde o NA seria o botão de liga e o NF seria o botão de desliga.


Você pode montar esse exemplo no seu CADe SIMU para simular e compreender o funcionamento, baixe o CADe SIMU clicando aqui!

Agora no exemplo abaixo, vamos adicionar apenas mais um liga/desliga onde poderemos acionar esse mesmo motor a partir de 2 pontos distintos.



Tenha uma melhor visualização clicando no desenho para ver em dimensão de alta qualidade, bom como pode observar é possível ligar e desligar esse mesmo motor em 2 pontos distintos que você escolher.

Vamos ver agora um outro exemplo onde a partir de 3 lugares diferentes podemos ligar e desligar esse mesmo motor elétrico, certo?


Se você observar, do primeiro ponto de ligação que está no LOCAL 1, que seria no painel de comando, para você adicionar as outras botoeiras, você leva um cabo pp de 3 vias passando por todos os locais que irá adicionar as botoeiras, e ligar de acordo com o esquema.

Se você não compreender a forma acima da elaboração do circuito de comando pode ver abaixo o jeito tradicional "padrão".



Na prática suas caixinhas onde você furou e fixou as botoeiras ficaria como no exemplo abaixo:

Ou então, para um melhor exemplo temos apenas o painel de comando com sua botoeira liga/desliga como abaixo:


Então, além da botoeira liga/desliga do painel, vamos adicionar mais 2 pontos distintos para acionar esse mesmo motor em uma distância maior e em dois locais diferentes, então teremos:



Bom amigos, a dica de hoje foi essa, espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre comandos elétricos. Agradeço a sua visita e volte sempre!
#


#