Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

CIRCUITO de COMANDOS ELÉTRICOS PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

 No artigo de hoje, vamos aprender como fazer um circuito simples de comandos elétricos para acionamento de lâmpadas para iluminação pública. Teremos o modo manual e modo automático, onde no modo manual aciona-se as 6 lâmpada de forma manual e selecionando ao modo automático aciona-se através da FOTOCÉLULA. Veja mais.

Para você iniciar seu aprendizado em comandos elétricos você deve baixar o CADe SIMU 4.0 para desenvolver seu aprendizado em elaboração dos circuitos elétricos.


Temos que instalar um painel de comandos para acionamento de 06 postes com as determinadas luminárias e você tem que elaborar um circuitos que acione no modo manual e automático (através de fotocélula).


BAIXE NO SEU PC O CADE SIMU PARA  ELABORAÇÃO DESSA ATIVIDADE, OU FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO PARA FAZER AS DEVIDAS ALTERAÇÕES AO SEU GOSTO.


Diagrama 01 (clique na imagem para destacar)




Temos 2 circuitos básicos, circuito de potência e o circuito de comando. No  circuito de  potência temos alimentação 220V F+N, o disjuntor contator e as representações das luminárias.

No circuito de comando temos alimentação do comando 220V, disjuntor de proteção, chave seletora 3 posições (desligado, manual, automático) fotocélula para o modo automático.

Baixe o simulador CADe SiMU no seu PC para alavancar seu aprendizado.


Diagrama 02 (clique na imagem para destacar)




No circuito acima, foi adicionado botoeiras de liga e desliga essas botoeiras pode ser instala no  próprio painel ou a uma distância para acionamento local, dentro de alguma cabine por exemplo.

Baixe os arquivos .cad dessa atividade clicando aqui.

Obrigado e até o próximo artigo by Felipe Vieira
#


#