Atividade em CLP funções TON e TOF (temporizadores)

Olá amigos nesse artigo vamos mostrar como você pode utilizar as funções de temporizadores do CLP, a função TOF e Função TON.

Teremos também algumas atividades e suas simulações ambas realizadas no software LogixPro e no software CADe SIMU.

Função TON:

O bloco de função TON é usado como atraso on. Com as entradas EN e IN habilitadas, inicia-se a contagem de tempo na saída ET até o valor de "preset" (PT).

Publicidade:


Durante essa contagem, a saída Q permanece desligada. Pode-se tirar a entrada EN e a saída ENO e, neste caso, a entada IN habilita diretamente.

Função TOF:


O bloco de função TOF é usado como atraso off. Com as entradas EN habilitadas e IN desabilitada, inicia-se a contagem de tempo na saída ET até o valor de "preset" (PT). Durante essa contagem, a saída Q permanece ligada. Pode-se tirar a entrada EN e a saída ENO, e neste caso a entrada IN habilita diretamente.

Importante: A simbologia pode variar de CLP para CLP e até a nomenclatura pode estar diferente, então para resumir TON: tempo para ligar e TOF: tempo para desligar

Publicidade:


As atividades a seguir foram realizado nos softwares para elaboração da linguagem ladder, tanto no logixpro quanto no cade simu.

Atividade 01: Fazer um programa ladder para acionar a saída 0:2/0 após 10 seg do acionamento da entrada I:1/0, então temos:


O temporizador esta programa no tempo, apos ser acionado pela entrada conta se o tempo primeiro para só depois acionar a saída.

Veja o vídeo da simulação:



Essa mesma atividade foi criada no CADe SIMU veja abaixo o diagrama e a simulação:


O programa cade simu limita muito as funções reais de um software de clp, então a criação é um pouco diferente mais o resultado é o mesmo.

Veja o vídeo da simulação:


Observa-se que acontece o que se pede na atividade somente é acionada a saída quando conta o tempo que esse dará a condição na ladder para acionar a saída física.

Atividade 02: Fazer um programa ladder para acionar a saída 0:2/0 após 5 seg do acionamento da entrada I:1/0. E acionar a saída 0:2/1 após 7 segundos do acionamento da mesma entrada então temos:


Ao acionar a entrada inicia a contagem dos 2 temporizadores, porém com tempos ajustados diferentes, um á 5 segundos e o outro a 7 segundos.

Veja o vídeo da simulação:


Fizemos esse mesmo exercício no programa CADe SIMU, veja abaixo o diagrama na integra:


O mesmo funcionamento da atividade no logixpro, criado também no CADe SIMU utilizando o temporizador TON, veja o vídeo da simulação no cade simu.


Recomendo você treinar essas atividades no software logixpro um software mais apropriado para linguagem ladder, o cade simu é bem limitado as configurações dos temporizadores.

Publicidade:


Atividade 03: Após o acionamento do sensor "S" instalado na entrada I:1/3 a esteira continua a funcionar por mais 6 segundos para depois desligar.

Utilizamos para esse exemplo TOF então temos:


Veja o vídeo da simulação em funcionamento, no exemplo o sensor da apenas um "pulso" não ficando acionado direto.

Veja o vídeo da simulação na integra:


Essa atividade não realizei no LogixPro pois quero que você tenta montar essa atividade sem copiar.

Atividade 04: Após o acionamento do CLP aciona-se as 4 saídas físicas, ligando as lâmpadas através dos temporizadores e após acender a última o circuito é desligado.


Atividade no CADe SIMU da atividade em questão, veja abaixo o vídeo da simulação:


Veja abaixo essa mesma atividade realizada no software logixpro e o vídeo da simulação na integra:


Abaixo o vídeo em funcionamento:


Bom pessoal, façam essas atividades focada em temporizadores, tanto no CADe SIMU quanto no LogixPro, em breve mais conteúdo sobre linguagem ladder.

Recomendamos:

Recomendamos:


Ads