Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como instalar SOM AUTOMOTIVO Super Fácil.

Oi amigos, tudo bem? Espero que sim :)  No artigo de hoje, aqui no Blog Ensinando Elétrica, venho trazer um tutorial básico de como instalar, você mesmo, seu novo som para o seu carro!

Se você precisar remover alguma parte do painel, faça com cuidado para que ele não venha a quebrar.



Veja aqui CURSO DE ELETRICISTA AUTOMOTIVO

Vou mostrar para vocês, como instalar um som automotivo básico, sem instalação de módulos ou amplificadores e cornetas.

É só a instalação do aparelho e os 4 alto falantes, os da portas e do porta malas, ou quem sabe, das portas traseiras (carros 4 portas).

Vou utilizar um aparelho bem simples, comprado no Mercado Livre a um tempo atrás, custou mais ou menos R$79.90 ;)   Vista de cima do aparelho!


Para cada aparelho pode ser que mude alguma posição da fiação no chicote, nesse caso consulte o manual do equipamento. Nós não nos responsabilizamos pelo mal entendimento desse artigo. ;)

1º Passo

Identifique o positivo e o negativo.

Há várias formas de ligar seu som do carro. Pode ser antes da chave ou pós chave ou até mesmo através do alarme do carro etc. Se você pretende fazer dessa forma esse tutorial não servirá para você.

Pelo menos a parte da alimentação de 12Vcc no SOM. :)

No exemplo, realizei a ligação direta da bateria utilizando apenas 1 fusível de proteção, então nesse tutorial explicarei dessa forma que é a mais simples e fácil.

> Com um multímetro, identifique o positivo e negativo do seu carro.
> Certifique de onde vem e para que realmente serve esse "chicote" que você encontrar.

> Se tiver dúvidas, faça uma fiação separada, se necessário.
>>>  Use a escala tensão continua até 20Vcc.

Esse desenho é simples, certifique de onde realmente você esta pegando seus 12Vcc.
Essa forma que liguei no Kadett, pois a fiação original do carro já estava toda mexida e bagunçada, impossível de identificar a fiação original. Isso no caso do meu carro, ok?!


Para meu caso do aparelho específico o seu chicote do SOM, essa é a ligação para que ele funcione. Como disse eu preferi fazer a ligação direta e não pós chave, nem alarme, nem colocar nenhum tipo de "liga e desliga", apenas o fusível já é o suficiente.


Você deve utilizar o multímetro para identificar os 12Vcc, sempre na escala Vcc e não Vac, ou quem sabe, identificar fusíveis queimados. Utilize a escala continuidade.

2º Passo

Passe a fiação dos alto falantes das portas laterais na frente do carro, na traseira e no porta malas, caso for colocar mais alto falantes. Se você for instalar módulos, o que você precisa mudar é levar uma alimentação 12Vcc para o módulo e os TRIO você liga nas saídas do módulo e ligue o SOM no Módulo através dos cabos RCA.

Veja quais fios de som de carro você deve comprar:



Ou se preferir saber sobre instalação de módulo automotivo veja esse artigo.

3º Passo

Se você passou a fiação dos alto falantes, fez as conexões e isolou bem as conexões, você já pode testar seu SOM. 

Você pode assistir ao Vídeo Onde Comento Sobre Instalação Elétrica do SOM no Kadett, carro para restauração.



#


#