Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Bancada de Treinamento CLP

Olá pessoal, veja só que interessante uma forma de montar uma pequena bancada para treinar e praticar CLP.

O objetivo principal do uso desta bancada no experimento é o acionamento do CLP CLIC 02 da WEG , permitindo ao aluno o aprendizado do princípio de seu funcionamento.



Em bancada didática, o CLP pode ser programado em Linguagem Ladder via Interface Homem Máquina (IHM) ou manualmente, por FBD (Diagrama de Blocos de Função).

A Linguagem Ladder é a linguagem gráfica para programação de CLPs, muito semelhante aos diagramas elétricos (WEG).

A WEG disponibiliza o download gratuito do Software Clic 02 para sua programação e simulações.

Modelo e Características

O equipamento na bancada é o CLP Clic 02 WEG – CLW-02/10HR-A. Sua especificação técnica, segundo o Manual do Usuário da WEG, encontra-se abaixo:



O CLP é dividido em quatro partes principais: Unidade Central de Processamento (CPU), Memória, Módulo/cartão de Entrada e Saída e Fonte de Alimentação.

O CLIC-02 permite no máximo 44 pontos de Entradas e Saídas Digitais. As entradas digitais de inserção de sinais realimentam a malha do controlador, enquanto as saídas possibilitam a automação através da malha de controle implementada pelo CLP.

Aplicação do CLP

O CLP é usualmente utilizado na indústria em virtude de sua flexibilidade de programação e de hardware, sendo caracterizado como um computador dedicado, baseado em um microprocessador que desempenha funções de controle inseridas pelo usuário através do software.

Sua aplicação é ampla, podendo ser encontrado no controle de um pequeno elevador ou até em grande plataforma petrolífera. Seu uso é diversificado em controle de turbo máquinas, controle de processos químicos, controle de máquinas  eletro hidráulicas, controle de motores elétricos e bombas, comandos e acionamentos elétricos em geral, entre outros. A Figura 6, apresenta um exemplo
encontrado na prática do uso de CLP na Usina Hidrelétrica de Corumbá IV.



Sua aplicação também não se limita ao setor industrial, podendo naturalmente ser utilizado na automação de prédios e residências com finalidades diversas, como controlar bombas de água, iluminação programada, automação de sistemas de proteção de incêndio, controle de acesso, e até mesmo gerenciamento de energia.

Confira uma vídeo aula do amigo Marcos Silva do Canal @mantes da Elétrica:

#


#