Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Exercício Comandos Elétricos e Automação #4

E ai amigos, esse é a atividade 4 da série Atividade em Comandos Elétricos e Automação. Tenho milhares de ideias para por em prática e disponibilizar os esquemas para vocês, mas não tenho todo o tempo que realmente gostaria! Mas vamos lá! rs



Quer ver os outros exercícios? Clique abaixo!


Precisa aprender comandos elétricos do ZERO? Nós temos a solução CLIQUE AQUI!

No esquema abaixo, temos um diagrama de comando de uma chave de partida direta com reversão. É um tipo de ligação que fornece condições para o motor partir com a tensão nominal do serviço, tanto no sentido horário quanto anti-horário.

Ads:


Logo mas temos a mesma atividade só que na linguagem ladder. O motor será acionado pelo botão (B1) em seu sentido horário, e desligado pelo botão (B0), o contato RT é o de proteção térmica.

Elaborado por Felipe Vieira Blog Ensinando Elétrica 2010 -2018

Para que o motor seja acionado no sentido anti horário, é pressionado (B2), porém o motor sempre tem que estar parado, ou haver um sistema de freio, para evitar os picos caso tente partir no outro sentido imediatamente.

Existe o intertravamento por contator, isso evita que seja acionado ambas os contatores, para evitar um curto circuito.

Ads:


A sinalização L1 indica motor M1 desligado e a sinalização L2 indica motor M1 ligado. Ou L1 indica M1 desligado, L2 indica motor M1 ligado no sentido horário.

Confira um pequeno vídeo da simulação isso pode ajudar a você simular seu exercício no CADe SIMU.


Lembre-se de baixar o CADe SIMU 3.0 para você treinar e praticar comandos elétricos e automação, é um programa totalmente gratuito.

Acesse www.cadesimu.net para fazer o download visualizar vídeo aulas e diversos diagramas de exemplos.

Agora como mencionado, para você fazer esse mesmo exercício na linguagem ladder, você deve salvar seu primeiro projeto e iniciar o próximo, veja o diagrama completo abaixo:

Elaborado por Felipe Vieira Blog Ensinando Elétrica

Para que sua simulação fique perfeita e não tenha erros, verifique as conexões dos fios, verifique se os componentes estão nomeados de acordo, e caso não consiga simular persista até que consiga! Observe bem os desenhos e os detalhes.

Veja o vídeo da simulação na LADDER:


Pessoal, esses artigos são de nível médio, se você é um principiante na área de comandos elétricos e automação, talvez você precise de um curso de comandos elétricos!

Ads:


Você pode fazer a inscrição do nosso curso 100% ONLINE clicando aqui!

Gostou do artigo? Se inscreva no Blog Ensinando Elétrica e não perca nenhuma atividade! Clique aqui!

Veja outros artigos:

#


#