Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Exercício Comandos Elétricos e Automação #02

Fala pessoal! Hoje é dia de comandos elétricos e automação! E dando continuidade a série exercícios em comandos elétricos e automação.

Precisa aprender comandos elétricos do ZERO? Nós temos a solução: CLIQUE AQUI!

Quer ver o primeiro artigo? Clique aqui!


Abaixo você verá o primeiro diagrama de força do sistema de controle industrial para um tanque MISTURADOR simples e no segundo diagrama temos o diagrama de comando desse sistema do misturador.

Ads:


Ao pressionar o botão de liga (B1), a válvula de entrada (Ve) é acionado e o motor de agito M1 parte em estrela. Depois, há comutação em triângulo e o tanque começa a encher o motor M2 da esteira, que também é acionada. Quando o tanque começar a encher o motor M2 da esteira, que também é acionada. Quando o sensor de nível alto (Sna) é atingido, a válvula de entrada (Ve) desliga e o motor de agito M1 permanece ligado por 10 segundos. Em seguida, a válvula de saída (Vs) liga e esvazia o tanque. Quando o sensor de nível baixo (Snb) é alcançado, a válvula de saída (Vs) é fechada e o ciclo recomeça. Se o botão de desliga (B0) é pressionado, o ciclo para sempre no final.

Ads:


O motor M1 é acionado por uma partida estrela triângulo, que consiste na alimentação do motor com redução de tensão nas bobinas durante a partida. Na partida, executa-se a ligação estrela no motor, porém a alimentação se dá com tensão de triângulo, ou seja, tensão da rede. Assim, as bobinas do motor recebem aproximadamente 58% da sua tensão que deveriam receber. Após a partida, o motor deve ser ligado em triângulo; as bobinas passam a receber a tensão nominal. Esse tipo de chave proporciona redução da corrente de partida em aproximadamente 33% de seu valor para partida direta.

Diagrama de força do misturador:


Diagrama de comando do misturador:



Agora esse mesmo exercício em linguagem ladder:



Baixe o Simulador de Comandos Elétricos e de CLP para executar essas atividades. Clique aqui!

Ads:

#


#