Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Exercício Comandos Elétricos e Automação #5

Continuando a série atividade em comandos elétricos e automação, estamos na atividade número 5. Para ver as demais atividades navegue pelos links abaixo:


Antes de continuar, quero informar a marca de 500 publicações de artigos realizado no Blog Ensinando Elétrica. :) HUHUuuu


Agora veja aqui as atividades... ;)
Nessa atividade, temos a seguinte situação, o diagrama abaixo mostra uma chave de partida consecutiva para quatro motores, o sistema é acionado pelo botão (B1) e desligada pelo botão (B0).

Elabora por Felipe Vieira Blog Ensinando Elétrica

Acionando-se o sistema o motor M1 é ligado e, após 10 segundos programados no temporizador, é acionado o motor M2, a partir desse momento conta-se mais 10 segundos e é acionado o motor M3.

Ads:


Até então teremos 3 motores acionados e com a contagem regressiva para ser acionado o M4 também. Se ocorrer uma falha no motor M1, todos os motores devem ser desligados pela proteção do térmico de RT1.

Se ocorrer uma falha no motor 2 através do térmico do RT2 o motor M3 e M4 também se desliga, ocorrendo uma falha no térmico do motor 3 através do RT3 o motor M4 se desliga, mantendo-se ligado apenas M1 M2.

Confira o vídeo da simulação:



Agora esse mesmo exercício só que em um controlador lógico programável, se você ainda não tem o CADe SIMU você pode baixar agora mesmo, clicando aqui!

Diagrama Ladder da Atividade

Elaborado por Felipe Vieira Blog Ensinando Elétrica

Ads:


Abaixo temos o vídeo desse circuito em simulação:


Bom galera, espero que tenham gostado! Veja mais artigos recomendados para você:

#


#