Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Exercício Comandos Elétricos e Automação #01

Fala elétricos, vamos iniciar uma série de atividades em comandos elétricos e automação aqui no Blog Ensinando Elétrica. O intuito desses artigos é mostrar como fazer excelentes exemplos de diagramas de comandos elétricos e CLP utilizando o CADe SIMU 3.0



Nesse exemplo temos a seguinte situação: o cliente quer instalar uma certa máquina por onde será comandada através de uma partida direta comandada em dois pontos diferentes.

Precisa aprender comandos elétricos do ZERO? Nós temos a solução CLIQUE AQUI!

Ads:


Veremos primeiro a ligação desse sistema, através de circuitos de comandos elétricos onde teremos uma chave de partida direta comandada de dois pontos distintos. Os pontos de acionamento serão B1 e B2 e desligada por outros 2 botões B01 e B02. Então, ao acionar o motor através de B1 ou B2 o sistema é ligado, para desligar o circuito basta pressionar B01 ou B02. A sinalização L1 e L2 indica motor desligado e a sinalização L3 e L4 indica motor acionado.

Segue o esquema (clique aumentar para maior definição):

Olha o horário e eu dando um duro criando artigos para vocês. :)

Você pode baixar o CADe SIMU no Site para treinar esse comando.

Confira o vídeo da simulação:


Agora esse mesmo exercício utilizando uma CLP que é um controlador lógico programável, se você esta estudando automação fazer essa simulação pode ser um ótimo beneficio para seu entendimento.

Ads:


Não tenha preguiça realize as atividades. :)

Segue o esquema (clique na imagem para ver em qualidade):


Você pode iniciar agora mesmo com esses exemplos. É muito simples basta você tem o CADe SIMU 3.0 em sua versão português, clique aqui para baixar.

Segue o vídeo da simulação:


Galera, esses exercícios de automação são muito importantes para o desenvolvimento de vocês na área da automação, salve os vídeos e as imagens no seu computador e tente montar esses exemplos.

Ads:


No próximo artigo, dando continuidade no tema " Exercícios em Comandos Elétricos e Automação "
teremos a atividade seguinte: Partida consecutiva efeito cascata em ladder e comandos elétricos, com diagramas, vídeos e simulações.

Para não perder nenhuma novidade se inscreva no Blog Ensinando Elétrica no rodapé deste blog!

Recomendamos:

#


#