Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Exercícios Comandos Elétricos e Automação #3

Fala seus elétricos, Felipe Vieira aqui novamente! Dando continuidade a sequência de exercícios para você treinar e praticar comandos elétricos e linguagem ladder no CADe SIMU 3.0.



Confira os demais exercícios clicando abaixo:

Comandos Elétricos e Automação #1
Comandos Elétricos e Automação #2

Ainda não tem o CADe SIMU 3.0 baixe agora mesmo clicando aqui!

Precisa aprender comandos elétricos do ZERO? Nós temos a solução CLIQUE AQUI!

Atividade proposta:

Ads:


Na figura abaixo temos o diagrama de força e o de comando de uma chave de partida direta. Em sequencia, há o programa em linguagem ladder do CLP que atende ás condições do circuito da chave de partida direta. Então vamos imaginar aqui, a esteira é acionada por botão (B1) e desligada por botão (B0). O contato RT é a proteção térmica. A sinalização L1 indica motor desligado e a sinalização L2 indica o motor ligado.

Diagrama de Comando Partida Direta (Elaborado no CADe SIMU 3.0)

Diagrama elaborado por Felipe Vieira 

Seguindo a mesma lógica do diagrama acima, agora o mesmo esquema utilizando uma pequena CPU (CLP) com 3 entradas e 3 saídas.

Diagrama elaborado por Felipe Vieira

Se você quer realmente começar a aprender sobre linguagens ladders, recomendo que baixe o CADe SIMU 3.0 e faça os exercícios acima.

Ads:




Veja a simulação:


Dedique-se algumas horas do dia, para seu treinamento no programa gratuito em simulação de comandos elétricos e automação. Em breve mais atividades em comandos elétricos e automação aqui no Blog Ensinando Elétrica.

Recomendamos:

#


#