enquete

Fale conosco

Senha seguidores

Relé Falta de fase


Os Relés  são dispositivos eletrônicos que protegem os sistemas trifásicos contra falta de fase ou falta de neutro (opcional). Sempre que houver uma anomalia no sistema o relé comutará sua saída para interromper a operação do motor ou processo a ser protegido.


Isso é muito importante no caso de motores, porque um motor trifásico queima se rodar com duas fases.

Quando é usado o relé de proteção, assim que haja uma condição anormal na rede o relé interno dele comutará desligando o sistema a ser protegido.


Funcionamento:

Falta de fase: Conectam-se as três fase da rede, L1,L2 e L3 para a entrada. Estando presente as três fase o rele interno é energizado fechando seu contato NA(normalmente aberto) e abrindo o NF(normalmente fechado). Quando ocorre uma falta de fase este é desenergizado e seus contatos realizam a operação inversa. Normalmente o contato NA é usado para permitir a ligação de um rele de comando ou diretamente um contator que deverá ser desabilitado se houver falta de fase.


Assimetria de fases.

Conectam-se as três fases a entrada do rele. Quando ocorre a energização o rele de saída é energizado e seu contato NA fecha permitindo que o circuito a ser protegido opere. Quando ocorre uma assimetria entre fases maior que a ajustada via botão frontal do rele, o rele de saída dele é desenergizado e seu contato NA volta a ficar aberto desabilitando o circuito a ser protegido. Geralmente os reles encontrados no mercado possibilitam um ajuste de até 20%. A figura abaixo da uma idéia disso.

Exemplo de um comando com falta de fase.



Interessante:

Se não temos um relé de falta de fase ou falta de fase e neutro, podemos fazer um comando bem simples para substituir o mesmo.
Segue abaixo um exemplo que pode ser aplicado na substituição do Relé de Falta de Fases. 

By Ensinando Elétrica

Mais um pouco sobre relé falta de  fase


FUNCIONAMENTO DO RELÉ DOS MODELOS DPF-1 E MPF-1 CONFORME FOTO ABAIXO


Alimentando-se  o aparelho com   as  três  fases R, S e T, o relé de saída comuta seus contatos para a posição de trabalho. Faltando qualquer uma das três fases na alimentação do aparelho, os contatos do relé de saída voltam para a posição de repouso com um retardo de 3 segundos aproximadamente. A alimentação trifásica do aparelho é, internamente, retificada e filtrada estabelecendo, desta forma, um valor
de espaço em seus painéis. Montados em caixa plástica de ABS, apresentam alta resistência a choques, vibrações,além de possuir um sistema de fácil fixação em trilho DIN ou  por parafusos.voltagem que é função da rede do usuário, a qual chamaremos de VT. Existe no frontal do aparelho um ajuste de sensibilidade, que determina o valor de voltagem que será a referência para comparação com o valor de VT. A esta voltagem denominaremos VR. Quando VT for menor que VR, o relé de saída estará desenergizado com seus contatos na posição de repouso.

Diagrama de funcionamento


PROCEDIMENTO PARA AJUSTE

Com o aparelho energizado com as fases R, S e T, e com o ajuste de sensibilidade no mínimo, o relé de saída estará energizado. Gira-se, então, o potenciômetro de ajuste no sentido horário, até que o relé seja desenergizado, nesse ponto VT será ligeiramente inferior a VR. Gira-se novamente o potenciômetro no 
sentido anti-horário até que o relé seja novamente energizado. O quanto  se deverá  voltar o potenciômetro dependerá da variação da tensão da rede e do equilíbrio da mesma. Normalmente tal ajuste ocorre com cerca de 1/8 do curso total.

DADOS TÉCNICOS
Alimentação ( -15% +10% ) DPF-1: 110, 220, 220 a 380, 380 ou 440Vca (especificar) MPF-1: 110, 220, 220 a 380, 380, 440 ou 480 Vca (especificar)
Freqüência da rede DPF-1: 50 - 60 Hz MPF-1: 50 ou 60 Hz (especificar)
Retardo no desligamento 3 segundos ( aproximadamente ) Consumo 3 VA Contatos de saída 5 A máx. em 250 Vca  carga resistiva Temperatura ambiente 0 a +50°C

Modelo de relé DPF-1
Modelo de relé MFP-1

By Ensinando Elétrica






← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Início

12 comentários:

  1. Nossa Que ótimo que este saite explica muita coisa gostei e vou acompanhar.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se existe algum aparelho que redireciona circuitos elétrico entre fases de entrada ativas. Explico: Em minha residência em Brasília recebo 3 fases elétricas de 220V distintas da concessionária de energia e cada uma alimenta uma parte da casa em 3 diferentes circuitos. Cada fase conseguiria sozinha suportar a casa toda. Ocorre que, frequentemente, há quedas parciais de energia e uma ou duas das fases ficam com meia tensão. Acabo tendo que fazer manualmente mudanças de pontos internos com auxílio de extensões até que normalize. Se houvesse uma forma de redistribuir os circuitos automaticamente no quadro, toda a vez que uma ou mais fases tivessem queda de tensão os circuitos seriam desviados para a(s) fase(s) boa(s).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, bom pelo que entendi sua entrada é trifásica e não esta equilibrada as cargas por isso há queda de tensão, não tem nada a ver com a concessionaria acredito eu também agora pra solucionar vc poderia rever as cargas nos circuitos pra saber quais esta sobrecarregada, se ao equilibrar o problema permanecer pode ser que seja preciso trocar os cabos de alimentação pra uma bitola mais grossa vai diminuir drasticamente a queda. espero ter ajudado

      Excluir
  3. Obrigado pela resposta Felipe, vou verificar oq vc falou.
    Mas eu acho q é da concessionaria pq geralmente eu escuto um estouro ao longe quando cai a fase, penso ser de um transformador de poste, tambem meus vizinos tem esse problema.

    Como a minha casa esta toda em 110V e a entrada é trifasica, pensei ser possivel redirecionar as fases que nao cairam para todos os circuitos, mas nao sei como.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eita, nesse caso ja entrou em contato com a concessionaria? pra eles consertarem isso?

      Excluir
  4. Pois é, esse problema existe desde de sempre e nada da concessionaria arrumar. Por isso que eu queria arrumar um jeito de resolver internamente redirecionando para os circuitos as fases que estiverem ativas, será que te jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não amigo, esse dispositivo chamado relé falta de fase é so para sistemas de comandos elétricos. talvez você poderia passar uma parte do circuito da fase fraca. para o neutro da casa e fazer mais circuitos 127V. e eliminar tudo que ah na fase fraca. talvez resolva.

      Excluir
  5. Boa Tarde,
    Tenho que montar um quadro elétrico para 6 motores trifásicos, e o disjuntor geral deste quadro será de 100a, gostaria de saber se existe um relé de falta de fase, para em caso de falta desligar o quadro inteiro, ou cada motor precisa ter o dispositivo em sua caixa de comando?
    Caso exista algum relé que faça está função de monitorar um quadro inteiro, você pode me informar o fabricante.


    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde,
    Tenho que montar um quadro elétrico para 6 motores trifásicos, e o disjuntor geral deste quadro será de 100a, gostaria de saber se existe um relé de falta de fase, para em caso de falta desligar o quadro inteiro, ou cada motor precisa ter o dispositivo em sua caixa de comando?
    Caso exista algum relé que faça está função de monitorar um quadro inteiro, você pode me informar o fabricante.


    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde,
    Preciso montar um quadro elétrico para 6 motores, e este quadro terá um disjuntor geral de 100a trifásico. Gostaria de saber se existe um relé falta de fase para em caso de falta de 1fase desligar o quadro inteiro, ou necessita de 1 relé para cada motor em seu quadro de comando?
    Caso exista você pode me passar o fabricante.

    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. bom dia ,amigo gostaria de saber se tem que liga o neutro para acionar o relé falta de fase ou só entra os três fios positivo.

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Blog Ensinando Elétrica, deixe sua duvida. que logo responderemos, vasculhe bem o blog tem muita coisa interessante e não se esqueça de virar seguidor e receber atualização de matérias no seu e-mail.

GUIA DO ELETRICISTA! FAÇA O DOWNLOAD

Livro Eletricista Manutenção Industrial

Quer aprender elétrica? clique aqui

Comandos Elétricos

TABELA DE MOTORES WEG