Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como ligar fotocélulas 220V e 127V

Olá amigos tudo bem, hoje vamos ensinar como você pode ligar sua fotocélula ou relé fotoelétrico como alguns chamam no mercado a alguns modelos de fotocélula de 3 fios e 4 fios vamos mostrar abaixo a ligação de uma fotocélula de 4 fios em rede 220V para lampadas de 220V.

Para você iniciar seu aprendizado em comandos elétricos você deve baixar o CADe SIMU 4.0 para desenvolver seu aprendizado em elaboração dos circuitos elétricos.

Publicidade:

Vamos observar o primeiro esquema elétrico em 220V fotocélula de 4 fios.


Esse modelo de fotocélula de 4 fios, você precisa alimentar ela conforme exemplo acima, 2 fios vermelho recebe 220V ou 2 fios preto é o retorno para a lampada ou as lampadas, lembre-se essas fotocélula suporta até 1000 watts de potência então os conjuntos de lampadas ligadas no circuito não pode ultrapassar o limite que a fotocélula suporta.

Publicidade:

Vamos agora pessoal mostrar como você pode ligar aquelas fotocélulas de 3 fios elas podem ser em 220V ou 127V vamos ver um exemplo da ligação em 220V para as lampadas em 220V


Observe abaixo o diagrama de ligação em rede de 220V para acionar lampadas em 220V.


Repare que esse modelo de fotocélula é com base onde a troca se caso precisar você só retira a "cabeça" e substitui a mesma, pois a base de fixação sempre será a mesma, a ordem de ligação é a do esquema conforme instruções do fabricante Preto fase, vermelho retorno, branco fase/retorno.

Publicidade:

Vamos ver agora abaixo usando o mesmo modelo de fotocélula acima só que ligando com a tensão de alimentação em 127V ou seja para lampadas 127V.


Lembre-se pessoal desligue a rede elétrica antes de fazer a manutenção ou instalação e nunca ligue a fotocélula e os circuitos das lampadas sem proteção de disjuntores. Caso a soma de cargas das lampadas forem ultrapassar os 1000 watts você rede acionar a carga das lampadas através de um contator.

Galera é isso um artigo simples e objetivo caso tenha alguma dúvida ou pergunta utilize o formulário abaixo.

Publicidade:
#


#