Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Simulador de Comandos Elétricos - Estrela - Triângulo

 Olá meus amigos, Felipe Vieira aqui novamente para trazer mais um ensinamento em comandos elétricos para você. Você quer aprender o que é chave estrela -triângulo e ainda baixar um SIMULADOR TOP no seu PC? Fique conosco neste artigo!

O que é Estrela - Triângulo?

A partida estrela - triângulo é um método de partida de motores trifásico, que utiliza uma chave de mesmo nome. Esta chave pode ser manual ou automática, é interligada aos enrolamentos do motor, que deve ser acessíveis em 6 terminais.

Neste método, o motor parte em configuração em estrela que proporciona uma maior impedância e menor tensão nas bobinas diminuindo assim a corrente de partida o que ocasionara  uma perda considerável do conjugado [torque] de partida.

Através dessa manobra o motor realizará uma partida mais suave, reduzindo sua corrente de partida a aproximadamente 1/3 da que seria se fosse acionado por uma partida direta.

Como o motor parte em estrela, a corrente não passará por seus terminais em fase equivalerá  a If será equivalente a In a corrente de linha da rede, porém  com tensão de  Vf= VL(raiz quadrada de 3).

A partida Estrela - Triângulo não pode ser utilizada em qualquer situação. É necessário que o motor tenha disponível pelo menos 6 terminais dos enrolamentos e que a tensão  nominal (tensão da concessionária) seja igual a tensão de triângulo do motor.

Quadro Estrela - Triângulo

Um ponto importantíssimo em relação a esta partida de motor trifásico, é que o fechamento para triângulo  só deverá ser feito quando o motor atingir 90% da rotação nominal.

Logo o ajuste de tempo de mudança estrela-triângulo deverá estar baseado neste fato. O uso de um tacômetro é essencial nesta tarefa na primeira vez que for testar o sistema com carga.

A mudança de configuração para triângulo sem que o motor tenha atingido este percentual de rotação, provocaria  pico de corrente praticamente igual ao que teria se utiliza-se uma partida direta.

Se o motor em questão não preencher esse quesito por conta da carga instalada, é conveniente que seja  outro método de partida tais como: Chave compensadora, Soft-Starter ou até mesmo um inversor de frequência.

Pronto agora que você aprendeu sobre estrela triângulo baixe o simulador abaixo.


Simulador Estrela - Triângulo para PC - Link do Simulador

Coletânea de Simuladores em Comandos Elétricos - Link da Coletânea


Bom pessoal, espero que tenham gostado desse artigo um bom final de semana a todos e até o próximo artigo. Aqui no blog ensinando elétrica.

#


#