Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como fazer um painel de comando para iluminação?

Olá amigos e amigas, hoje arrumei um tempinho para estar trazendo para vocês mais um ensinamento na área de comandos elétricos, a elaboração de um pequeno exemplo de um painel de comando para acionamento de circuitos de iluminação.

BAIXE JÁ O CADE SIMU + E-BOOK DE COMANDOS ELÉTRICOS 

Esse tipo de comando é muito comum ser utilizado nas indústrias então SIM é bom você aprender como faz.


O intuito desse artigo é auxiliar o profissional a desenvolver a montagem de um quadro de comando para acionamento de circuitos de iluminação de grandes potências, lembre-se de determinar corretamente a bitola da fiação e dimensionar o disjuntor e contatores.


O painel basicamente contem disjuntores trifásicos ou bifásicos dependendo do modo que seja distribuído os circuitos terminais.


O primeiro layout que elaborei consta acionamento através da porta dos circuitos de iluminação, no exemplo temos três circuitos distintos.


Pode ser feito com botoeira dupla NA e NF no exemplo temos além das botoeiras um LED indicativo de estado acionado, ideal para circuitos elétricos muitos distantes, pois muitas das vezes o acionamento é em um local é a carga fica bem longe do painel, assim você pode ter certeza de que o circuito foi energizado.

Segue o esquema elétrico para esse exemplo de três circuitos, foi elabora através do programa CADe SIMU que inclusive você pode baixar agora mesmo clicando aqui!


No próximo exemplo, uma das opções que você também pode fazer é ao invés de utilizar as boteiras você pode apenas utilizar uma chave seletora LIGADO/ DESLIGADO.

Veja abaixo o pequeno layout que elaboramos:

Confira como fica o esquema elétrico para utilização da chave seletora 2 posição.


Você pode clicar na imagem para aumentar se quiser.

Bom galera, a dica de hoje foi essa, assim que der estarei novamente aqui no Blog Ensinando Elétrica trazendo conteúdo de elétrica para vocês.

Lembre-se precisando de curso de comandos elétricos, não hesite em acessar:

]https://www.cadesimu.net/ComandosEletricos.html
#


#