Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Fator de Potência

FATOR DE POTÊNCIA


A maioria das cargas das unidades consumidoras consome energia reativa indutiva, tais como: motores, transformadores, reatores para lâmpadas de descarga, fornos de indução, entre outros. As cargas indutivas necessitam de campo eletromagnético para seu funcionamento, por isso sua operação requer dois tipos de potência:

Artigo publicado por: Maria Sabrina Pereira

POTÊNCIA ATIVA: Potência realizada pelo trabalho, gerando calor, luz, movimento, etc. É medida em kW.


Ads:


POTÊNCIA REATIVA: Potência usada apenas para criar manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. É medida em kvar.



POTÊNCIA APARENTE: Potência total entre a potência ativa e reativa, gerando assim a potência aparente. É medida por KVA.
Um exemplo simples e divertido:

Ads:


Enquanto a potência ativa é sempre consumida na execução de trabalho, a potência reativa, além de não produzir trabalho, circula entre a carga e a fonte de alimentação, ocupando um espaço no sistema elétrico que poderia ser utilizado para fornecer mais energia ativa.

 O fator de potência indica a eficiência do uso da energia. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente, um fator de potência baixo indica baixa eficiência energética. Um triângulo retângulo é frequentemente utilizado para representar.


Recomendamos: 

#


#