Header AD

Como ligar Motobombas Nível Superior e Inferior

Olá amigos aqui é seu colega Felipe Vieira, e vamos criar um artigo muito interessante esse assunto causa muitas dúvidas aos eletricistas ao não saber a forma correta de criar um sistema de transferência de água entra 2 caixas D'Água. Vamos ver o desenho abaixo para entendermos como será o processo.

Exemplo de um motor para sistemas de caixas D'Água.

Exemplo de transferência de uma caixa para outra:


Como exemplo vamos utilizar o desenho acima, onde queremos que a caixa de água abaixo encha a de cima sempre que necessário, então observando o desenho a motobomba é acionada automaticamente por meio de chave-boia superior vamos chama-la de Bs (boia superior) e a caixa abaixo com chave boia Bi (boia inferior). A boia Bi liga apenas quando diminuir o nível de água na caixa superior e tiver água na caixa inferior. O sistema deve ter proteção térmica.

Publicidade:


Primeiro esquema elétrico vamos observar abaixo: Acionamento da motobomba apenas automático através das chave boia e com sistema Rele falta de fase.

A motobomba no modo automático. 

Ligando e Desligando conforme os níveis de água. No modo automático, as chaves boias, superior e inferior fazem o acionamento. Lembrando que no modo automático a motobomba só ira ligar se existir água suficiente na caixa inferior, mesmo que a caixa superior estiver com sua boia no estado fechado se a boia inferior não estiver no estado Fechada não permitirá acionar a motobomba, caso tenha água suficiente na caixa inferior começará a encher a caixa superior quando chegar ao seu nível de regulagem automaticamente a boia superior desacionara a motobomba evitando derramamento.

Publicidade:


Resumindo, abaixou o nível da caixa superior, liga a motobomba e enche novamente, e no exemplo acima inserimos um rele falta de fase e o relé térmico para proteção dos circuitos.

Vamos agora mostrar outra forma de montagem para essa bomba que é a função automática através das boias e função manual que caso de algum problema ou você queria deixar no modo manual basta girar a chave seletora no modo manual, vejamos o esquema abaixo:


E facil de comprrender a chave seletora que define qual a função que terá essa motobomba se ela será acionada manualmente através dos botões de pulso ou automaticamente através das chaves boias, utilizando as mesmas funções do exemplo acima. Liga e Desliga sozinho.

Bom é isso meus colegas e amigos espero que tenham gostado desse artigo e até a próxima do seu amigo Felipe Vieira Eletrotécnico.

Publicidade:
Como ligar Motobombas Nível Superior e Inferior Como ligar Motobombas Nível Superior e Inferior Reviewed by Ensinando Elétrica on 19:58 Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre esse artigo, você também pode personalizar com o emoticons disponíveis acima. Em breve estaremos respondendo. Lembre - se para comentar você deve ser um membro do Blog, você pode seguir pelo gadjet seguidores.

Post AD

gifgifs.com