Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como ligar Interruptores Simples, Paralelo, Bipolar etc..

Olá amigos a pedido de um membro do nosso grupo estarei criando esse simples artigo ensinando á como ligar lampadas através de interruptores simples e outros modelos.

Publicidade:

Primeiramente o que são interruptores? são dispositivos de manobra destinados a ligar e desligar circuitos elétricos podendo ser lâmpadas e outros tipos de cargas através da abertura e fechamento do mesmo.

Primeiro esquema elétrico vamos simular que queremos acionar uma lampada a partir de uma tecla simples, observe abaixo como é o mecanismo dentro desse componente o interruptor simples.


Conhecendo como é o funcionamento interno do interruptor simples mostraremos o diagrama elétrico para acionar uma lampada através do interruptor simples,no exemplo abaixo utilizaremos Fase e Neutro simulando a tensão de alimentação em 127Volts


Lembre - se você pode adicionar mais lampadas em paralelo com esse circuito, por exemplo uma só tecla pode acender varias lampadas, por tanto que não ultrapassa a corrente máxima suportada pela tecla e pela fiação, a corrente máxima dessas teclas simples é de 10A vamos supor que você possa por lampadas em paralelo ao circuito que não ultrapasse os 2.500 watts

Bom amigos agora mostraremos como você deve realizar a ligação de uma lampada em 2 pontos diferente, vamos supor que você queria colocar um interruptor ao lado da porta do seu quarto e outro na cabeceira de sua cama, assim você pode ligar e desligar a lampada de qualquer ponto, nesse caso você deve fazer o circuito interruptores paralelos (Three way).

Acionamento de Lampada em dois pontos diferentes, Interruptores Paralelo.


➡ Lembre - se: Esta informações servem apenas como orientação. A instalação de qualquer produto deve ser feita sempre por profissional qualificado, de acordo com os requisitos da NBR 5410.

Sempre desligue a rede elétrica antes de instalar ou fazer qualquer tipo de manutenção.

Pessoal agora que você já sabe como fazer para ligar uma lampada em 2 pontos diferentes e se você quiser adicionar o 3 ponto ou até mesmo mais pontos para acionar aquela certa lampada ou o conjunto de lampadas. Nesse caso vamos utilizar o esquema Interruptor intermediários com interruptores paralelos o esquema é conhecido como Four Way, que comando uma ou um conjunto de lampadas de mais de dois pontos distintos, é utilizado sempre com dois interruptores paralelos um lugar ideal para essas instalações são escadas e corredores longos, vamos ver o esquema elétrico abaixo.


Lembre - se de nunca ultrapassar o limite suportado de corrente elétrica que irá circular pelo circuito, uma formula básica que você pode usar para verificar se a quantidade de lampadas não ultrapassará a corrente suportada pelo interruptor e disjuntor é I=P/V ou seja vamos supor 800 watts de potencia das lampadas na tensão aplicada de 127V teremos 127V dividido por 800W que dará a corrente I em Amperes de 0.15A esse é a formula básica para saber a corrente que circulará pelo circuito.

Publicidade:

Agora falaremos sobre os Interruptores Simples de 25 Amperes. Comanda um acessório ou equipamento elétrico de até 25 Amperes. Vejamos abaixo o diagrama elétrico desse tipo de interruptor.


Nesse circuito você pode utilizar uma grande quantidade de lampadas por tanto que não ultrapassa a corrente suportada pelo interruptor e a fiação esteja de acordo.

Agora pessoal falaremos do interruptor bipolar, onde é utilizado em rede elétrica de 220Volts onde a intensão desse interruptor é a segurança para manutenção no futuro, por que nesses tipo de interruptor ao desligar você interrompe não só uma mas as 2 fases assim eliminando qualquer risco de choque elétrico na manutenção, não é necessário desligar o disjuntor para fazer a manutenção no circuito do interruptor até as lampadas pois estará desenergizado. Mas ainda recomendo você a desligar e bloquear o disjuntor responsável pelo circuito, para que ninguém venha ligar ló sem seu consentimento. Vamos observar o esquema elétrico abaixo em rede 220V. A carga pode ser lampadas em pararelo ou qualquer outro componentes que deseja inserir no circuito.


Publicidade:

Agora vamos mostrar como você pode fazer um esquema paralelo com esses tipos de interruptores o interruptor bipolar, onde você poderá acionar a carga (lampadas) em mais de um ponto.


Lembre - se de dimensionar corretamente a quantidade de carga que você vai inserir nesse circuito para não haver uma sobrecarga no circuito.

Alem dos interruptores simples e os outros modelos mencionados nesse artigo também a conjuntos modular onde pode existir além do interruptor tomada junto, vamos ver um exemplo de como ligar interruptor simples com tomada no mesmo modulo 4x2, nesse exemplo da linha Ilumi não há necessidade de fazer o jamper fase até o polo fase do interruptor. Vamos observar a imagem abaixo:


Nesse exemplo acima é utilizado o mesmo circuito 127V para alimentar a lampada e a tomada também mais lembre-se você deve sempre separar o circuito de lampadas do circuito de tomadas, para evitar sobrecarga e ficar bem distribuído sua instalação elétrica. Então no exemplo o circuito de lampada é 127Volts e de tomada também 127Volts. O jamper mencionado é internamente não fica aparente nesse tipo de modulo.

Vamos ver um outro exemplo de conjunto Monobloco Simples onde através de um único modulo você poderá acender independentemente 3 lampadas cada um com sua tecla. Ideal para você acender lampadas no seu jardim por exemplo.


Então é isso galerinha obrigado por ler meu artigo se você quiser fazer algum comentário sobre esse artigo, algum ponto que podemos melhorar ou que até mesmo tenha ficado confuso só dizer.

Publicidade:
#


#