Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como instalar câmeras de segurança (CFTV)

Olá galera, no artigo de hoje vou postar aqui no blog um tutorial simples para que você aprender como instalar câmeras de segurança. Nesse exemplo, teremos DVR 8 canais, 6 câmeras, fonte, cabo e conectores.



O que é um sistema de CFTV?

O circuito fechado de televisão, ou CFTV, é uma tecnologia baseada em monitoramento de ambientes por meio de câmeras analógicas ou digitais. Este tipo de tecnologia se popularizou bastante nos últimos anos. Trata-se da colocação de câmeras em pontos estratégicos do ambiente que vai ser monitorado. Dessa forma, as imagens capturadas são transmitidas para um ou mais pontos de visualização. Isso ajuda a reduzir o índice de crimes nestes locais.

Qual é a função do CFTV?

O aumento da criminalidade fez com que a sociedade se sentisse insegura em todos os ambientes. Dessa forma, o sistema de CFTV possui um papel muito importante na prevenção de roubos e furtos – entre outros delitos. Essas imagens ajudam a identificar os praticantes dos delitos, contribuindo para a diminuição de crime nesses locais.

Como ele é feito?

Cada vez mais consumidores aderem a utilização da monitoração eletrônica. Inicialmente, sua instalação é feita através do estudo do ambiente com a escolha dos pontos onde serão colocadas as câmeras. Esse mapeamento é muito importante para identificar os pontos vulneráveis do ambiente.

Em seguida, define-se o modelo DVR/NVR/HVR, responsável pelo gerenciamento das câmeras, de acordo com o número de equipamentos utilizados. Outro ponto importante é a escolha de um local seguro para a colocação do DVR, evitando que ele seja danificado ou até mesmo furtado.

Além disso, é importante escolher adequadamente os modelos de câmeras de acordo com as necessidades de cada ambiente. Dessa forma, é possível encontrar opções de câmeras com sensor de imagem, infravermelho, para uso interno e externo, com proteção contra chuva e sistema anti-vandalismo. Após isso, escolhe-se o cabeamento adequado e os pontos de energia.

Desse modo, é possível montar um sistema eficiente e seguro capaz de atender às expectativas dos seus clientes. Agora que você conheceu um pouco mais sobre o sistema CFTV, é possível perceber como o uso do monitoramento eletrônico é relevante e importante quando o assunto é segurança e tranquilidade. Para isso, é importante que o profissional esteja atento e preparado para montar um sistema adequado e capaz de suprir as necessidades de cada tipo ambiente, buscando a eficiência e qualidade do serviço prestado (Fonte: Ezalpha).

Bom, você já aprendeu sobre a importância de sistemas de CFTV e vídeo monitoramento certo?

Vamos aos exemplos de ligações.


Temos no exemplo acima, 6 componentes para a criação desse nosso artigo, os conectores de sinais (BNC) para a conexão entre a câmera e o DVR (aparelho responsável pela gravação no HD das vídeos imagens), temos uma fonte 12Volts em tensão de saída contínua, pois as maiorias das câmeras são 12Vcc, temos também os conectores P4 para utilizar junto a fonte 12V para alimentação das câmeras. Esse método de utilização desse conectores poderá dispensar a utilização de fontes para as câmeras.


Preste atenção no tipo de cabo de vídeo que você vai utilizar, você pode optar pelo exemplo acima que é o mais utilizado pois quando você passa a fiação já estará mandando o sinal (vídeo) e a alimentação (12Vcc) ou (127V) caso for utilizar a fonte na câmera.

Veja o primeiro esquema abaixo:


Você vai fixar as câmeras em seus distintos pontos e passará cada cabo de sinal para sua câmera separadamente, como no exemplo. Como comentei acima, se esse cabo de sinal já tiver junto ao cabo da alimentação, não precisa mais passar outra fiação.

Relembrando:


Felipe como utilizar a fonte 12Vcc para alimentação das câmeras?

Nesse exemplo do artigo temos 6 câmeras de segurança então tenha certeza que sua fonte tem uma potência de saída que suporte a alimentação dessas 6 câmeras. Lembrando que caso de problema na sua fonte todas as câmeras podem vim a parar de funcionar.

Veja o exemplo abaixo:
Observe que nesse modo você não utiliza as fontes de cada câmera e sim utiliza a fonte separadamente para a alimentação de todas as câmeras. Lembre-se esse é um dos métodos tem vários outros se você quiser mandar a alimentação (127) e instalar uma tomadinha do lado de cada câmera você pode fazer isso, caso você queira utilizar e manter  a fonte da sua câmera.

Veja o esquema abaixo:

Você fará uma infra para levar a alimentação de cada câmera a o cabo de sinal (DVR) por uma tubulação por exemplo. Dessa forma cada câmera estará sendo alimentada separadamente e não tem perigo de todas pararem de funcionar, caso de problema em alguma fonte.

Detalhe caixas de passagem e acabamento final:



Então pessoal resumindo a parte (física) da instalação de um sistema de câmeras não é difícil, o que você tem que aprender é a configuração no DVR.

Há outro detalhe que o pessoal que instalar sistemas de câmeras utiliza cabo de REDE para fazer a conexão de sinal e de alimentação. Utiliza-se o "BALUN"


Vou deixar aqui abaixo alguns vídeos com passo a passo de ligação e configuração de câmeras de segurança. Peço que se inscrevam no canal dos autores dos vídeos.

Vídeo 01 - Como fazer a conexão utilizando cabo de REDE e balun


Vídeo 02 - Instalação câmeras e configuração DVR


Vídeo 03 - Como instalar câmeras de segurança (DVR Stand Alone)


Galera vocês podem perceber que diferentes vídeos podem mostrar diferentes métodos, como disse há várias formas de se ligar o sistema de CFTV e a configuração do DVR também pode ser diferente de modelo para modelo.

Bom espero que tenham gostado desse artigo e até a próxima! ;)
#


#