Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Atividade em Comandos Elétricos "Triturador"

Fala amigos, mais um artigo aqui no Blog Ensinando Elétrica e com esse artigo você pode upar o seu nível de conhecimento em comandos elétricos.

Baixe o simulador CADe SIMU 3.0 para realizar essa atividade. Você é professor? Utilize esses métodos com seus alunos na matéria de comandos elétricos.



Automatização de um triturador

Este projeto tem como objetivo apresentar a automatização de um Triturador utilizado no processamento do farelo de milho para alimentação animal.



Processo para preparo de ração animal

As entradas do sistema são: PTD (botoeira de ação simples), S1 (sensor de nível do reservatório 1) e S2 (sensor de nível do reservatório 2).

Sensor -S1 dará condição ao acionamento contínuo de todo o sistema, se a quantidade de produto não estiver de acordo o comando não irá funcionar.

Sensor -S2 dará condição ao funcionamento da eletroválvula se não tiver o produto no reservatório 2 o sistema não acionará a eletroválvula.

Os atuadores são: M1 (motor da esteira 1), M2 (motor do triturador), EV1 (eletroválvula 1) e M3 (motor da esteira 2).

Assim, o funcionamento do sistema tem início ao ser pressionado a botoeira PTD, onde a esteira_1 é ligada através do motor (M1) movimentando a matéria-prima previamente selecionada até o reservatório 1.

Quando o mesmo estiver com sua capacidade máxima, é então acionado o motor do triturador (M2) por um período de 20s.

Após este tempo M2 é desligado e sequencialmente é acionada a eletroválvula (EV1) por um período de 10s onde é adicionado ao comedouro 2 uma mistura de nutrientes. Realizada a mistura, EV1 é desligada e sequencialmente é acionado o motor (M3) da esteira 2 durante um período de 5s.

A esteira 2 tem a finalidade de substituir (mover) o comedouro 3, que nesta etapa encontra-se com a mistura de farelo de milho, por outro reservatório vazio. Após a substituição do reservatório o processo pode ser reiniciado.

O operador pode reiniciar novamente o sistema pressionando -B1 (botoeira de partida). A botoeira -B0 desliga o sistema a qualquer momento.

Diagrama de Comando para esta atividade:


Confira abaixo o vídeo da simulação da atividade:


Abaixo você pode baixar o arquivo .cad para você executar no seu CADe SIMU 3.0, mas antes monte você mesmo copiando o exemplo acima.

Esta disponível o link compartilhável no Google Drive

https://drive.google.com/file/d/106CebZ76mgFXtqR0UrL5r9S0HUwXgXIS/view?usp=sharing

Você nunca utilizou o programa CADe SIMU? Ou nunca criou um diagrama de comandos elétricos? Então você precisa fazer esse curso gratuito urgente.
#


#