Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Atividades de CLP para VOCÊ ;)

Exercícios de CLP

Desenhar o diagrama de interconexões elétricas físicas e o programa de controle do CLP para um sistema de reservatório composto de uma válvula de entrada P, duas bombas (acionadas por M1 e M2), um alarme AL e quatro sensores de nível (a, b, c, d), conforme ilustrado na figura.

Baixar CADe SIMU 3.0 para você elaborar essa atividade.

Ilustração


As condições de funcionamento são as seguintes: se o nível for ‘a’, então fecha-se a válvula P. Se o nível for inferior a ‘b’, então abre-se a válvula P. Acima de ‘b’, M1 e M2 bombeiam.




Abaixo de ‘b’, somente M1 bombeia. Abaixo de ‘c’, soa o alarme AL. Em ‘d’,nenhuma das bombas deverá funcionar.

Resposta para a atividade:



Baixe o arquivo.cad dessa atividade para você simular no seu computador.

Exercício para você elaborar será que consegue?

Elaborar um programa CLP para processo industrial em que, uma esteira acionada pelo motor E transporta garrafas de três tamanhos (pequena, média e grande) que sensibilizam três sensores óticos A, B, C, conforme ilustra a figura a seguir.

Ilustração

O processo tem início quando a botoeira L é acionada, e interrompido pela botoeira D. A seleção do tipo de garrafa é feita a partir de uma chave seletora de três posições (P, M e G).

Assim, caso, por exemplo, sejam selecionadas garrafas grandes, a esteira deve parar e o alarme AL soar caso uma garrafa pequena ou média seja detectada. Após a retirada
manual da garrafa indesejada, o operador deve religar o sistema em L.

Com base no circuito para detecção de borda de subida dado no exercício acima, elabore outro programa capaz de detectar uma borda de descida.

#


#