Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como ligar um soft starter

Olá amigos, nesse artigo você vai aprender sobre a ligação de uma soft starter. Escolhi um modelo que encontrei na fábrica que a equipe local utilizou para instalar. SSW 07 171A

Você quer aprender a elaborar diagramas de comandos elétricos? Baixe já o simulador de circuitos elétricos mais utilizados pelos profissionais da área elétrica. CADe SIMU 3.0


Resumo o que é uma SOFT-START?

As soft-starters são equipamentos eletrônicos destinados ao controle da partida de motores elétricos de corrente alternada.

As soft-starters são utilizados basicamente para partidas de motores de indução CA (corrente alternada) tipo gaiola, em substituição aos métodos estrela-triângulo, chave compensadora ou partida direta. Tem a vantagem de não provocar trancos no sistema, limitar a corrente de partida, evitar picos de corrente e ainda incorporar parada suave e proteções.

Essas chaves contribuem para a redução dos esforços sobre dispositivos de transmissão durante as partidas e para o aumento da vida útil do motor.



PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

O soft-starter é um equipamento eletrônico capaz de controlar a potência do motor no instante da partida, bem como sua frenagem. Ao contrário dos sistemas convencionais utilizados para essa função (partida com autotransformador, estrela-triângulo).

Seu princípio de funcionamento baseia-se em componentes estáticos, os tiristores. O esquema genérico de um soft-starter está ilustrado na Figura abaixo .


A ligação desse equipamento é bem simples, esse equipamento vai partir o motor elétrico de uma maneira suave e de forma controlada.

Esse equipamento tem diversas configurações (parametrização) que você consultando o "manual do fabricante" pode aprender sobre essas configurações.

Aprenda sobre a parametrização "configurações da soft starter" assistindo a vídeo do Canal Conexão Lujetec aula abaixo.


Detalhes dos bornes de ligação da "potência e de controle"
Você pode baixar o CADe SIMU 3.0 para simular a ligação desse componente conforme exemplo abaixo:


No CADe SIMU o soft starter tem os contatos limitados e sua simulação é bem mais simples você pode fazer o equipamento simular utilizando o exemplo acima.

Configurando a rampa no programa, exemplo abaixo:





Para os demais abaixo, foi apenas feito o layout de acordo com a SSW que estava em campo.

Acionamento Sugestivo com Comandos por Entradas Digitais a Dois Fios e Contator de Isolação da
Potência.



Acionamento sugestivo com comandos por entradas digitais a três fios e contator de isolação da potência.

Obs: É necessário programar a entrada digital DI2 para a função comandos a 3 fios. (Verificar o manual no item 4.10)

O RL1 precisa ser programado para a função "sem erro". (Verificar o manual no item 4.12)


Acionamento sugestivo com Comandos por Entradas digitais e Troca de Sentido de Giro

Parâmetros:

P220 = 1
P230 = 1
P263 = 1 (DI1 = Start/Stop
dois fios)
P265 = 5 (DI3 = Sem
frenagem)
P277 = 1 (RL1 = Em
funcionamento)
P278 = 5 (RL2 = Frenagem
CC)
P501 ≥ 1 (Tempo de
frenagem ≥ 1s)

Obs: Para fazer a programação dos parâmetros citados acima, é necessário o uso de HMI ou comunicação serial. (Ver manual de programação)


Lembre-se sempre que for realizar a instalação de uma soft starter você deve consultar o manual do fabricante para configuração de ajustes.

"Circuito de potência" simplificado.


"Circuito de controle" simplificado (Liga/Desliga)



Manual SoftStarter SSW 07

Chave de Partida Soft Starter Weg SSW07 171A 220-575V

Soft-starters são chaves de partida estática, projetadas para a aceleração, desaceleração e proteção de motores elétricos de indução trifásicos, através do controle da tensão aplicada ao motor. As soft-starters WEG SSW07 e SSW08 foram desenvolvidas com controle DSP (Digital Signal Processor), projetadas para garantir a melhor performance na partida e parada de motores de indução, sendo uma solução completa com excelente custo-benefício. A interface-homem-máquina (IHM) incorporada permite ajustes e configuração de forma fácil e rápida. Também é possível adicionar IHM remota, interface de comunicação ou entrada para PTC de motor. Desenvolvidas para uso industrial ou profissional, as soft-starters SSW07 e SSW08 são compactas e possuem bypass incorporado, contribuindo assim para o aumento da vida útil do acionamento, otimização de espaço e menor dissipação de calor em painéis elétricos. As soft-starters SSW07 e SSW08 são equipadas com as mesmas funcionalidades, sendo que a SSW07 é recomendada para acionamento de cargas pesadas, enquanto a SSW08 para cargas leve a moderadas.


Até o próximo artigo ;)
#


#