Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

#Desafio 01: "Elabore a linguagem ladder"

Você é um programador de CLP? Consegue facilmente desenvolver lógicas ladder? Desenvolvemos uma atividade para que VOCÊ elabore a linguagem ladder de uma certa "atividade". Será que você consegue?

Se você quer elaborar a "ladder" para que esse sistema funcione você deve baixar o simulador e criador de circuitos elétricos CADe SIMU 3.0


Esse sistema está atualmente em funcionamento em uma fábrica de alimentos e é comum você encontrar esse tipo de sistema. Vamos explicar para você como esse simples sistema funciona, você vai observar as ilustrações abaixo.

Portas automatizadas


Há duas portas "automatizadas" essa ilustração acima está exatamente como é no local, os sensores capacitivos, o motor elétrico e os painéis com suas botoeiras.

Veja que escrevi nos painéis "lado de dentro" e outro "lado de fora" pois um está para o lado de dentro e o outro lado oposto da "parede".

Então para que essa porta funcione, em cada painel temos uma botoeira de emergência e uma botoeira de "liga" (pulso) esse mandará o comando para a porta se abrir (subir).

O sensor S-1 é o limitador que desligará o circuito e a porta se mantém aberta, o sensor S-2 é o sensor de "segurança" no momento em que a porta estiver abaixando se alguém passar pelo sensor S-2 a porta apenas "para" e também o sensor limitador de porta abaixada.

Após aberta ambas as portas tem um tempo de 10 segundos para abaixar automaticamente.


Pois bem, lembra que eu comentei que são "duas" portas automatizadas? exemplo abaixo:


A porta 1 da para "fora da fábrica", a porta 2 da para "dentro da fábrica" veja o exemplo abaixo para você compreender melhor:


Então, a porta 1 só funciona se a porta 2 estiver abaixada (fechada) e a porta 1 só funciona se a porta 2 estiver abaixada (fechada), isso garante que em nenhum momento ambas as portas estarão abertas ao mesmo tempo.

Essa é a principal lógica desse circuito de comando!

Dentro do painel de comando de cada porta há uma placa PLC que comanda esse circuito, ou seja dois sistemas idênticos porém intertravados. Lembra que para que abra a porta 1 a porta 2 deve estar abaixada(fechada) e para abrir a porta 2 a porta 1 deve estar abaixada(fechada).

Os sensores -S1 e -S2 são da porta 1 e sensores -S3 e -S4 são da porta 2. As botoeiras de emergência atuam como paradas de emergências das portas, as mesmas param e se mantém na altura parada.

Agora se você compreendeu o funcionamento dessa atividade será que você consegue elaborar a "linguagem ladder" desse sistema?

Nós do blog Ensinando Elétrica já elaboramos o circuito de potência e da CLP (botoeiras e sensores) você deve baixar o arquivo.cad desse exercício para elaborar a "linguagem ladder" e colocar o sistema para rodar.



Vou deixar disponível o arquivo PDF desse projeto para você observar e elaborar a linguagem ladder para cada placa CLP.

Baixe o projeto para você elaborar a linguagem ladder dessa atividade.


Vamos começar a lançar mais desafios como esse para que você elabore sistemas de linguagem ladder na prática assim você consegue aprender mais e ver como é simples.

Se você conseguir elaborar a ladder e simular o comando de acordo com a lógica e tudo der certo, temos um brinde para você. Basta nos enviar seu arquivo.cad atualizado para meu e-mail ensinandoeletrica@gmail.com



Boa sorte e bora aprender linguagem ladder :) Lembre-se a forma mais eficaz de você aprimorar os seus conhecimentos é fazendo!

---------------------------------------------------------------------------------------------

Desafio finalizado dia 10/09/19 elaborado por Douglas.

Link do PDF aqui!
#


#