Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Lógica Simples - Contador de Pulsos + Cilindro

Fala galera! Mo artigo de hoje vamos ver uma pequena lógica simples para você criar e simular no seu PC, utilizando o CADe SIMU 3.0. Baixe o programa para realizar essa atividade!

Se você quer aprender sobre automação, lógica ladder, etc confira todos os artigos no Blog Ensinando Elétrica utilizando o menu "categorias" > "automação".

Factory IO

Atividade a ser realizada


Lógica simples – O operador acionará no painel a botoeira B1, essa irá acionar a esteira e levará objetos até o sensor SE, na ladder esta configurado que, contará 5 objetos para que o motor da esteira pare e ao mesmo tempo acione o cilindro  para uma determinada ação. Após realizada, o cilindro recua aciona-se o motor da esteira automaticamente e o processo continua. Há uma botoeira B2 que desligará o sistema.


Lógica ladder, e circuito físico CLP e cilindro (exemplo)


Galera baixe o CADe SIMU agora mesmo e inicie seus estudos aprendendo a criar sistemas complexos utilizando o programa simulador de circuitos elétricos.

Confira a vídeo aula abaixo: meu vídeo deu uma cortada ;x


Lembrando que essa atividade é de nível 1, para você começar a se familiarizar com a função "contador de pulso" ou contador. Uma das funções mais utilizadas nos CLPs nos processos industriais.

↪ Participe do grupo no Telegram clicando aqui

Baixe o arquivo .cad dessa atividade para executar no seu CADe SIMU 3.0

clicando aqui

Hoje o artigo foi bem simples, se você gostou compartilhe com seus amigos para eles aprender também.
#


#