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Aprender Comandos Elétricos - Reversão de MIT

Oi, continuando a série comandos elétricos para iniciantes. Neste artigo você conhecerá sobre PARTIDA DIRETA COM REVERSÃO PARA MIT.

MIT = Motor de Indução Trifásica.
Reversão = Motor funcionar tanto no sentido horário ou anti-horário.

A chave reversora é utilizada quando se necessita reverter o sentido de rotação do sistema acionada pelo motor. Ela pode ser de reversão instantânea, como a utilizada em intervalo de fluxo, ou reversão com parada, em que há necessidade de parada do motor antes da reversão.


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A revesão no sentido de rotação é uma necessidade de alguns sistemas, mas deve ser aplicada com cuidado, pois a corrente de reversão de um motor é alta e pode comprometer o sistema elétrico. Sistemas de partida especiais (inversores, soft-starters) podem reduzir a corrente de partida também em sistemas com possibilidade de reversão.

Antes de continuar, confira os diagramas abaixo;


Arquivo para impressão:


Arquivo .cad para download

Senha:amoensinandoeletrica
Funcionamento do sistema

Liga o motor no sentido A

Ao energizar o painel, a lâmpada -H1 deve sinalizar que ele está pronto para partir o motor e todos os contatos estão na posição inicial representada no diagrama. Pressionando S1, energiza-se -KM1 que comando seus contatos de força e de controle com as respectivas funções;

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  • KM1(21;22) - contato de intertravamento que impede que -KM2 seja ligado enquanto -KM1 estiver acionado;
  • KM1(31;32) - que desliga a lâmpada PPP (pronto para partir);
  • KM1(13;14) - contato de selo que mantém -KM1 energizado após soltarmos o botão S1;
  • KM1(43;44) - liga a lâmpada -H2 sinalizando motor ligado;
  • KM1(1,3,5,2,4,6) - contatos de força que acionam o motor no sentido A.
Neste momento o motor está em pleno funcionamento e -KM1 é mantido energizado pelo contato de selo.

Liga o motor no sentido B

Ao energizar o painel, a lâmpada -H1 deve sinalizar que ele está pronto para partir o motor e todos os contatos estão na posição inicial representada no diagrama. Pressionando S2, energiza-se -KM2 que comando seus contatos de força e de controle com as respectivas funções;

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  • KM2(21;22) - contato de intertravamento que impede que -KM1 seja ligado enquanto -KM2 estiver acionado;
  • KM2(31;32) - que desliga a lâmpada PPP (pronto para partir);
  • KM2(13;14) - contato de selo que mantém -KM2 energizado após soltarmos o botão S2;
  • KM2(43;44) - liga a lâmpada -H2 sinalizando motor ligado;
  • KM2(1,3,5,2,4,6) - contatos de força que acionam o motor no sentido B.
Neste momento o motor está em pleno funcionamento e -KM1 é mantido energizado pelo contato de selo.

Parada Normal ou Parada para Reversão

Para desligar o motor para uma reversão ou parar seu funcionamento, deve-se desenergizar a bobina -KM1 (a1;a2) ou -KM2 (a1;a2). Isso é feito pressionando S0 que corta a fase aplicada a A1, desligando KM1 ou KM2.

Ao desligar KM1 ou KM2, todos os seus contatos voltam à posição inicial, o motor é desenergizado e para. A lâmpada H2 é desligada e H1 volta a ser ligada. Pode-se executar a reversão com o motor desenergizado, mas ainda girando. É preciso apenas ser consciente de que o valor de pico de corrente é maior do que a partida de um motor parado.

Parada por Sobrecarga

Se o motor sofrer alguma sobrecarga durante seu funcionamento, se o relé térmico foi corretamente ajustado, ele detecta a corrente acima do nominal ajustado e desarma. abrindo F2 (95;96), desligando KM1 ou KM2 e parando o motor. Também fecha o contato F2 (97;98) que pode acionar uma lâmpada indicando falha no sistema.

Problemas em Circuitos de Força e Controle

Curtos-Circuitos no circuito de força do motor ou sobrecargas na partida podem queimar um dos três fusíveis do circuito de força. Isso pode fazer com que o motor trabalhe durante um tempo com duas fases apenas, o que eleva a corrente e desarma o relé (se corretamente especificado e ajustado). Antes de rearmar o relé para normalizar a situação, o profissional deve verificar todos os elementos do circuito de força, evitando assim uma nova partida em duas fases e novo desarme.

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Defeitos em bobinas de contatores e relés podem provocar a queima ou desarme da proteção do circuito de comando. Nestes casos, após a energização do painel a lâmpada -H1 não acende, indicando que o sistema tem um problema e não esta pronto para partir.

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Veja o artigo anterior: Aprender Comandos Elétricos - Partida Simples de Motor Trifásico

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