Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como ligar um contator trifásico sem utilizar o "selo"

Olá amigos, no artigo de hoje vou mostrar para você como utilizar um contator trifásico sem o "contato de selo", para que o mesmo possa ser ligado e desligado através da botoeira liga e desliga.

Para você iniciar seu aprendizado em comandos elétricos você deve baixar o CADe SIMU 3.0 para desenvolver seu aprendizado em elaboração dos circuitos elétricos.

Você pode baixar o simulador CADe SIMU 3.0 para criar essa atividade.


Será possível ligar o motor através do contator sem utilizar o contato de "selo"? Observe abaixo um modelo de contator sem seu contato auxiliar 13,14 comum.


Para quem já conhece comandos elétricos, é comum a primeira coisa a reparar em um contator elétrico se ele possui seus terminais de "carga" e o auxiliares podendo seu normal aberto ou normal fechado. 13,14 para normal aberto e 11,12 para normal fechado.

Todos que finalizam com 3,4 será NA e todos que finalizam com 1,2 será NF.

Simples assim!

Abaixo você pode observar um modelo de contator com os contatos de "carga" (linha, tensão, rede, etc.) e o contato auxiliar 13,14. Esse contato é comum ser utilizado para fazer o "contato de selo" para que o contator mantenha "atracado" (ligado, acionado) mesmo que o operador já tenha pressionado o (liga), esse contator só é desligado se o operador pressionar o "desliga".


Nesse exemplo de não utilizar contator com contatos auxiliares, você pode normalmente utilizar o relé térmico sem problema nenhum.
Baixe o simulador CADe SIMU 3.0 para criar e simular o circuito para você poder compreender melhor.

Você vai elaborar um exemplo conforme abaixo:


Posicione os componentes conforme a ordem acima. De dois cliques rapidamente para renomear os componentes conforme o exemplo.

Agora você vai "passar a fiação" conforme o exemplo abaixo, você pode até simular mas perceberá que o circuito "não" permanecerá ligado, pois está faltando o tal "selo", é ele que manterá a bobina energizada, que por sua vez mantém o contator atracado.


Veja que eu escrevi uma nomenclatura nas linhas da alimentação como fase "A" e fase "B", pois para que você faça esse sistema simular você vai fazer um jamper da fase "B", abaixo no contato -4 de -S1 que é a botoeira de "liga".

Veja abaixo:


Faça essa conexão, saindo do contato -4 e indo para o borne T4 que dará na mesma "fase B". Certifique que será a mesma fase, se você fizer invertido poderá fechar um curto.
Lembrando que essa "artimanha" é somente se você NÃO tiver como utilizar o contato auxiliar do contator que você estiver instalando.

Resultado Final do Esquema:


Vídeo da simulação do circuito para você compreender:


Você pode baixar o arquivo .cad desse exemplo clicando abaixo e utilizar para simular no seu CADe SIMU 3.0 caso você não tenha conseguido fazer esse exemplo.

https://drive.google.com/file/d/1C5LB556hqjjGzn3cZ0W8fGQMHTnjWnTk/view?usp=sharing

Bom galera esse artigo é bem simples, mas garanto que muitos eletricistas NÃO sabiam que era possível fazer essa "artimanha".

Obs: Outro detalhe importante nesse exemplo é que a tensão da bobina tem de ser a mesma da rede. Ou seja o motor é 220V trifásico sua bobina da contatora também terá que ser 220V, se a rede for 380V a bobina também terá que ser 380V.

Dispensa esse método para bobinas de extra baixa tensão.

Fui e até o próximo artigo...
#


#