Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

"O conhecimento muda a vida das pessoas"

Comandos Elétricos - Acionamento de Bombas Elétricas "Intercaladas"

E ai galerinha beleza pura! Prontos para mais um aprendizado totalmente gratuito? Claro, exclusivo aqui no Blog Ensinando Elétrica. E no artigo de hoje você vai aprender como fazer o comando para acionamento de bombas de água de forma intercalada.

Os melhores artigos de comandos elétricos você só encontra no Blog Ensinando Elétrica ;)

O que faz o diagrama de comando abaixo?

Antes de continuar EU RECOMENDO que para você aprender de vez comandos elétricos " BAIXE O SIMULADOR DE CIRCUITO DE COMANDOS ELÉTRICOS " CADe SIMU 3.0


O diagrama de comando acima, mostra o sistema de partida para dois motores nesse exemplo, trata-se de bombas de água, por exemplo esse motor elétrico abaixo.

Resultado de imagem para bombas de agua

E o cliente pediu para que você fizesse um sistema onde teria duas bombas M1 e M2 (motor 1 e motor 2) e que elas trabalhassem de forma "intercalada", mas também tivessem a opção de escolher qual das bombas ele pode acionar.

Ad:





O sistema consiste de um princípio bem básico e simples, até porque esse sistema de comando é muito utilizado e estou te dando de mão beijada todo esquema elétrico. :)

Veja no desenho "boia do reservatório" onde a água da concessionaria ficará armazenada. A boia no reservatório é chamada de BK1, ela tem uma única função específica. Impedir que o motor seja acionado caso o nível da caixa reservatório esteja baixo demais ou totalmente vazio, isso você regula pelo "contrapeso" da boia.

A boia da caixa de distribuição chamada de BK2 é a boia responsável por apenas ligar as bombas ao "abaixar o nível" e desligar ao elevar o nível para que a mesma não transborde.

Ad:




Esse método de acionamento das bombas pelas boias é chamada de "comando automático" pois o ligamento e desligamento das bombas é feita exclusivamente pelas boias um sistema bem simples e muito eficaz.

Como comentado anteriormente, o painel de comando desse sistema é bem completo, onde basicamente temos duas partidas direta de motores independentes, porém pode ser acionado apenas uma de cada vez e nunca as duas bombas entram em funcionamento ao mesmo tempo.

Ad:





Há uma chave seletora nas duas partidas para que você escolha "ligar manual", pelas botoeiras de comando "liga e desliga" ou selecionar opção "automática que a bomba é acionada apenas pelas boias". Se você deixar as duas chaves seletoras na opção automática, as bombas trabalharam de forma intercalada, assim as bombas não trabalham forçadas e caso uma de problema você não fica na mão.


Ah! E nesse sistema tem também o relé falta de fase que caso tenha uma "queda de tensão" ou uma "falta de fase" da concessionaria o sistema se desliga automaticamente, assim protegendo e evitando a queima dos motores.

VOCÊ JÁ BAIXOU O CADE SIMU? Sabe qual a melhor forma de você aprender sozinho comandos elétricos? É você mesmo fazendo as atividades e exemplos que temos aqui no Blog Ensinando Elétrica.

Ad:




Você também pode assistir ao vídeo abaixo, onde explico de uma forma totalmente fácil de se compreender. Até um totalmente "leigo" em comandos elétricos pode observar como é fácil de se aprender.


Se você tiver mas de duas bombas, segue abaixo um exemplo para até quatro bombas, o circuito de comandos elétricos será o mesmo basta acrescentar o mesmo comando mais duas vezes, não fiz porque não iria caber no layout do CADe SIMU.


Galera, se você achou esse artigo TOP e acha importante a divulgação do conhecimento a todos agradeço muito se vocês após ter lido e aprendido, repassarem para seus amigos clicando nas opções de compartilhamento. VLW!

Ad:




Vou deixar o arquivo .cad dessa atividade para você baixar a abrir no seu CADe SIMU para você mesmo simular, alterar, copiar, etc.


Agora se você não sabe NADA DE COMANDOS ELÉTRICOS e nem mesmo trabalhar com o CADe SIMU não perca mais seu tempo. Você pode fazer um treinamento 100% GRATUITO para aprender os principais métodos de partidas de motores elétricos basta clicar aqui!

Ad:






Recomendamos: