Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Comandos Elétricos - Acionamento de Bombas Elétricas "Intercaladas"

E ai galerinha beleza pura! Prontos para mais um aprendizado totalmente gratuito? Claro, exclusivo aqui no Blog Ensinando Elétrica. E no artigo de hoje você vai aprender como fazer o comando para acionamento de bombas de água de forma intercalada.

Para você iniciar seu aprendizado em comandos elétricos você deve baixar o CADe SIMU 4.0 para desenvolver seu aprendizado em elaboração dos circuitos elétricos.

Os melhores artigos de comandos elétricos você só encontra no Blog Ensinando Elétrica ;)

O que faz o diagrama de comando abaixo?

Antes de continuar EU RECOMENDO que para você aprender de vez comandos elétricos " BAIXE O SIMULADOR DE CIRCUITO DE COMANDOS ELÉTRICOS " CADe SIMU 3.0


O diagrama de comando acima, mostra o sistema de partida para dois motores nesse exemplo, trata-se de bombas de água, por exemplo esse motor elétrico abaixo.

Resultado de imagem para bombas de agua

E o cliente pediu para que você fizesse um sistema onde teria duas bombas M1 e M2 (motor 1 e motor 2) e que elas trabalhassem de forma "intercalada", mas também tivessem a opção de escolher qual das bombas ele pode acionar.

O sistema consiste de um princípio bem básico e simples, até porque esse sistema de comando é muito utilizado e estou te dando de mão beijada todo esquema elétrico. :)

Veja no desenho "boia do reservatório" onde a água da concessionaria ficará armazenada. A boia no reservatório é chamada de BK1, ela tem uma única função específica. Impedir que o motor seja acionado caso o nível da caixa reservatório esteja baixo demais ou totalmente vazio, isso você regula pelo "contrapeso" da boia.

A boia da caixa de distribuição chamada de BK2 é a boia responsável por apenas ligar as bombas ao "abaixar o nível" e desligar ao elevar o nível para que a mesma não transborde.

Esse método de acionamento das bombas pelas boias é chamada de "comando automático" pois o ligamento e desligamento das bombas é feita exclusivamente pelas boias um sistema bem simples e muito eficaz.

Como comentado anteriormente, o painel de comando desse sistema é bem completo, onde basicamente temos duas partidas direta de motores independentes, porém pode ser acionado apenas uma de cada vez e nunca as duas bombas entram em funcionamento ao mesmo tempo.

Há uma chave seletora nas duas partidas para que você escolha "ligar manual", pelas botoeiras de comando "liga e desliga" ou selecionar opção "automática que a bomba é acionada apenas pelas boias". Se você deixar as duas chaves seletoras na opção automática, as bombas trabalharam de forma intercalada, assim as bombas não trabalham forçadas e caso uma de problema você não fica na mão.


Ah! E nesse sistema tem também o relé falta de fase que caso tenha uma "queda de tensão" ou uma "falta de fase" da concessionaria o sistema se desliga automaticamente, assim protegendo e evitando a queima dos motores.

VOCÊ JÁ BAIXOU O CADE SIMU? Sabe qual a melhor forma de você aprender sozinho comandos elétricos? É você mesmo fazendo as atividades e exemplos que temos aqui no Blog Ensinando Elétrica.

Você também pode assistir ao vídeo abaixo, onde explico de uma forma totalmente fácil de se compreender. Até um totalmente "leigo" em comandos elétricos pode observar como é fácil de se aprender.


Se você tiver mas de duas bombas, segue abaixo um exemplo para até quatro bombas, o circuito de comandos elétricos será o mesmo basta acrescentar o mesmo comando mais duas vezes, não fiz porque não iria caber no layout do CADe SIMU.


Galera, se você achou esse artigo TOP e acha importante a divulgação do conhecimento a todos agradeço muito se vocês após ter lido e aprendido, repassarem para seus amigos clicando nas opções de compartilhamento. VLW!

Vou deixar o arquivo .cad dessa atividade para você baixar a abrir no seu CADe SIMU para você mesmo simular, alterar, copiar, etc.


Agora se você não sabe NADA DE COMANDOS ELÉTRICOS e nem mesmo trabalhar com o CADe SIMU não perca mais seu tempo. Você pode fazer um treinamento 100% GRATUITO para aprender os principais métodos de partidas de motores elétricos basta clicar aqui!


#


#