Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Aprender Comandos Elétricos - Partida Direta Simples

Fala amigos, tudo bem? No artigo de hoje vamos mostrar como você mesmo pode aprender comandos elétricos com sua dedicação e foco. * Tempo de leitura 5 minutos.

Todo eletricista ou quem deseja aprender sobre comandos elétricos deve se dedicar pelo menos 3 vezes na semana a praticar e treinar utilizando o software CADe SIMU 3.0 Português, é um programa 100% gratuito e de uma facilidade para aprender incrível.


Se você ainda NÃO sabe comandos elétricos baixe já o CADe SIMU. Assista as vídeo aulas sobre a utilização do programa clicando aqui. Se você precisar de ajuda em comandos elétricos você pode baixar o Aplicativo do Blog Ensinando Elétrica e solicitar participação nos grupos do CADe SIMU no WhatsApp será um prazer em ajudá-lo.

Veja aqui como fazer um CURSO 100% ONLINE DE COMANDOS ELÉTRICOS

Partida Direta com Comando Simples

A partida direta com comandos elétricos possibilita ao operador ligar e desligar o motor a distância, proporcionando maior segurança. Além disso, em uma eventual falta de energia, o comando será desligado e só haverá uma nova partida se o operador desejar. Proteções podem ser inseridas no circuito de comando, desligando-o, como, por exemplo, a proteção térmica do motor, relés falta de fase ou qualquer outro sistema que monitore uma variável física e tenha um contato disponível para ser instalado no circuito de comando. 

Diagrama de Comando Partida Direta Simples

Clique para aumentar a qualidade da imagem
O funcionamento é simples ao energizar o painel, a lâmpada -H1 deve sinalizar que ele está pronto para partir o motor. Os contatos no diagrama estão na posição inicial, pressionando B1 energiza-se -KM1 (A1:A2) que comando seus contatos de força e auxiliares com as respectivas funções:

KM1 (11;12) - que desliga a lâmpada H1.
KM1 (13;14) - contato de selo que manterá KM1 energizado mesmo não pressionando B1.
KM1 (23:24) - liga lâmpada H2, sinalizando motor ligado.
KM1 (1,3,5,2,4,6) - contatos de força que acionam o motor.

Neste momento o motor está em pleno funcionamento mantido pelos contatos de selo de KM1.

Parada Normal

Para desligar o motor deve desenergizar  a bobina de KM1 (A1:A2), pressionando B0 que conta a fase aplicada a A1, desligado assim KM1.

Ao desligar KM1, todo os seus contatos voltam a posição inicial, o motor é desenergizado e para. A sinalização H2 é desligada e aciona-se H1 novamente.

Parada por Sobrecarga

Se o motor sofrer alguma sobrecarga durante seu funcionamento e se o relé térmico foi corretamente ajustado, ele detecta a corrente acima da nominal ajustada e desarma, abrindo os contatos 95 e 96 desligando todo circuito de comando.

Também ao mesmo tempo, fecham os contatos 97 e 98 do relé térmico acionando a sinalização H3 (sinalização sobrecarga).

Problemas em Circuitos de Força e Controle

Curtos-Circuitos no circuito de força do motor ou sobrecargas na partida podem queimar um dos fusíveis do circuito de força. Isso pode fazer com que o motor trabalhe durante um tempo somente com duas fases, o que eleva a corrente e desarma o relé térmico (se ajustado corretamente). Antes de rearmar o relé para normalizar a situação o ELETRICISTA deve verificar todos os elementos do circuito de força, evitando assim uma nova partida em duas fases e um novo possível desarme.

Nesses casos é de extrema importância o profissional inserir o relé falta de fase, defeitos em bobinas de contatores e relés podem provocar a queima ou desarme da proteção do circuito de comando. Nestes casos, após a energização do painel a lâmpada H1 não acende, indicando que o sistema tem um problema e não está pronto para partir.

Projeto Final CADe SIMU Partida Direta Simples


Se você vai montar esse exemplo no CADe SIMU para inserir a "Legenda de Projeto", você deve clicar conforme exemplo abaixo:


Para melhor compreensão desse artigo, você pode assistir ao vídeo da simulação dessa atividade em comandos elétricos. Lembre-se de que ao dedicar-se no CADe SIMU e ler os artigos no Blog Ensinando Elétrica você ficará craque em comandos elétricos.


Espero que todos tenham gostado desse artigo e se você realmente acha importante a divulgação de conhecimento, você vai compartilhar esse artigo com seus amigos. :)

Será de grande ajuda sua se responder esse questionário com sua opinião sobre o Blog Ensinando Elétrica.

Veja também Vídeo Aulas Curso Comandos Elétricos - Carol Borges

Veja aqui como fazer um CURSO 100% ONLINE DE COMANDOS ELÉTRICOS



#


#