Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

O que você precisa saber sobre sinalização em comandos elétricos?

Olá amigos, hoje vamos fazer um artigo bem legal sobre sinalização em comandos elétricos, seja ela sonora ou visual. Então vamos a primeira pergunta mais o que é a sinalização? Antes de iniciar a leitura desse artigo, queremos que você conheça nosso curso de comandos elétricos, um curso ideal para você aprender passo á passo comandos elétricos.

Componentes de Comandos Elétricos


A sinalização é a forma visual ou sonora de se chamar atenção para uma situação em um circuito de comando, em uma máquina ou em um conjunto de máquinas.

Publicidade:


Sinalização Sonora

É composta por elementos sonoros como campainhas, buzinas, cigarras, etc.

As buzinas são usadas para indicar o início de funcionamento de uma máquina para que ela
permaneça à disposição do operador, quando necessário.

A sinalização sonora é usada em máquinas e dispositivos que se movimentam – para chamar
atenção – como por exemplo, em pontes rolantes. Existem vários tipos de buzinas. A mais usada é representada abaixo.

Buzina
As campainhas são usadas para indicar anomalias em máquinas ou equipamentos. Por exemplo, se um motor com sobrecarga não puder parar de imediato, o alarme chamará a atenção do operador para as providências necessárias. A campainha poderá indicar, também, parada anormal de um motor.

Publicidade:




O tipo de campainha mais comum é o da figura abaixo.

Campainha
Sinalização Visual

A sinalização visual ou sinalização luminosa tem grande aplicação nas indústrias. É muito utilizada nas sinalizações de painéis de comandos elétricos, entre outras. Esta sinalização além de ser luminosa – iluminada – utiliza as mesmas cores convencionais dos botões de comando elétrico.
Existem vários tipos de sinalizadores luminosos, inclusive no próprio botão de comando. Os sinalizadores luminosos mais comuns são os seguintes:


Os sinalizadores também são especificados pelas mesmas características elétricas dos botões de comando elétrico.
Sua simbologia

Nos diagramas de comando elétrico os sinalizadores sonoros e visuais são representados por símbolos que, segundo as normas técnicas adotadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, são os seguintes:


Os sinalizadores ou sinaleiros são especificados pela letra h minúscula e um índice numérico.

Exemplo de aplicação 

Observe com bastante atenção o diagrama de comando elétrico e o diagrama de carga com chave disjuntora, botões de comando elétrico e sinaleiros. A seguir, veja como interpretá-los.

Diagrama de Comando:
Diagrama de Força:


Os diagramas de comando e de carga representados são de uma máquina cujo funcionamento é permanente, como acontece em indústrias metalúrgicas, siderúrgicas e outras, que funcionam 24 horas/dia. Nestes casos, quando acontece a máquina parar de funcionar, entra em funcionamento um sistema de alarme visual e/ou sonoro.

Publicidade:


Nos casos de manutenção, a chave seccionadora desliga todo o circuito de comando, acionamento e sinalização das máquinas. Observe como estão ligados os dispositivos de acionamento e sinalização nos diagramas desta APLICAÇÃO.

– A lâmpada sinalizadora h 1 serve para indicar que o circuito está energizado quando a chave seccionadora a 1 é ligada.

– O botão b 1 é um botão comutador que serve tanto para colocar a chave disjuntora a 2 em condições de manobra, quanto para desligá-la à distância.

– A chave disjuntora a 2 , quando ligada, fecha os contatos principais 1-2, 3-4 e 5-6, (que alimentam o motor da máquina) e o contato auxiliar NA 13-14 (que energiza a lâmpada sinalizadora h 2 ).

Interpretando-se o acionamento, podemos concluir o seguinte:

– acionando–se a chave seccionadora a 1 , a lâmpada h 1 acende-se, indicando que o comando está energizado.

– a chave disjuntora estando desligada, a máquina não funciona. Neste caso, a lâmpada h 3 e a buzina h 4 darão o sinal, por estarem ligadas ao contato NF 31-32.

– acionando-se o botão b 1 , seu contato NA 3-4 se fechará, energizando a bobina a 2 , colocando a chave disjuntora em condições de manobra.

– acionando-se a chave disjuntora, a máquina funcionará, pois os três contatos principais energizarão motor, e o contato auxiliar NA 13-14 energizará a lâmpada h 2 . Abre-se ao mesmo tempo o contato NF 31-32, para os sinaleiros de emergência h 3 e h 4 .

– O botão b 1 (com seu contato NA 3-4 retornado à posição de repouso) desenergiza a bobina a 2 , desligando a chave disjuntora. Esta desligará a máquina e ligará os sinaleiros de emergência – lâmpada h 3 e buzina h 4 .

Através desse diagrama, pode-se concluir que toda vez que se desligar o acionamento da máquina, a lâmpada de emergência acenderá e soará a buzina de emergência. Nos casos de anomalias com sobrecarga, curto-circuito e subtensão teremos:

• Sobrecarga
O relé térmico bimetálico de sobrecarga da chave disjuntora atuará, desligando o
circuito de comando do motor da máquina; a sinalização de emergência funcionará.

• Curto-circuito
O relé eletromagnético de curto-circuito da chave disjuntora atuará, desligando o
circuito de comando do motor da máquina; a sinalização de emergência funcionará.

• Subtensão
O relé de subtensão ou bobina de mínima tensão da chave disjuntora atuará,
desligando o circuito de comando do motor da máquina; a sinalização de emergência
funcionará.

Publicidade:

#


#