Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Aprender Linguagem LADDER - Partida Direta com CLP

Oi amigos! No artigo de hoje, postarei os passos de como você pode treinar pelo programa CADe SIMU 3.0 que é um simulador de circuitos elétricos gratuito. Qualquer pessoa pode baixar e iniciar o treinamento para iniciar um projeto de " Partida Direta " em linguagem ladder.

Para você iniciar seu aprendizado em comandos elétricos você deve baixar o CADe SIMU 4.0 para desenvolver seu aprendizado em elaboração dos circuitos elétricos.

Se você realmente gostou desse artigo e acredita fielmente que pode ajudar as pessoas a desenvolver seu potencial profissional não hesite em compartilhar nas redes sociais. :)



Partida Direta de Motores

No diagrama abaixo temos o circuito de força (potência) e de comando de uma chave de partida direta. Logo a seguir, a mesma partida de motor em linguagem ladder do CLP que atende as condições do circuito da chave de partida direta.

Clique na imagem para maior definição e qualidade de projeto.

Diagrama de uma partida direta
Baixe o simulador CADe SIMU 3.0 para elaborar as atividades e realizar a sua simulação de circuito elétrico. Simulando o circuito você consegue compreender facilmente a lógica de comandos elétricos

* Pegue seu caderno e lápis caso prefira desenhar o circuito à mão.

Agora esse mesmo projeto em sua versão linguagem ladder, utilizando o CLP disponível no CADe SIMU 3.0. É muito fácil simular linguagem ladder no CADe SIMU. Confira o diagrama abaixo:

Clique na imagem para maior definição e qualidade de projeto.

Diagrama de uma partida direta em linguagem ladder
Faça o mesmo exemplo no seu CADe SIMU 3.0. Faça as conexões e nomeie, conforme exemplo, os contatos da ladder e nas botoeiras.

Você pode baixar esse projeto acima e abrir no seu CADe SIMU. Basta clicar abaixo para baixar o projeto " partida direta em linguagem ladder ".



Como funciona essa partida direta?

Vamos supor que a esteira é acionada por -S1 e desligada pela botoeira -S0. O contato 95 e 96 é a proteção térmica, pois se houver uma sobrecarga esse contato abrirá e desligará todo o circuito de comando, tanto no circuito na ladder quanto no circuito de comando tradicional. A sinalização -H1 indicará motor ligado e -H2 indicará motor desligado.

Veja abaixo a simulação do circuito em ladder:


Essa linguagem ladder é a 1° atividade da série " Aprender Linguagem LADDER " aqui no Blog Ensinando Elétrica.

Até o próximo artigo fui....

Ah! Não se esqueça de baixar o CADe SIMU para fazer essas atividades
#


#