Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

5 Maneiras de você ligar um Interfone (porteiro eletrônico)

Olá amigos, no artigo de hoje vou ensinar a vocês como instalar um interfone do modelo HDL que é o mais comum de se encontrar e realizar a sua instalação, segue abaixo foto do modelo que iremos usar. Agradeço a vocês se deixarem um clique em nossos patrocinadores (anúncios) após ler o artigo :D

Para você iniciar seu aprendizado em comandos elétricos você deve baixar o CADe SIMU 4.0 para desenvolver seu aprendizado em elaboração dos circuitos elétricos.


Além desses dois itens pode ser que seja necessário fazer a instalação de fechadura elétrica junto ou mais pontos de atendimento, vamos supor que você irá ligar em um prédio e terá um monofone na portaria e outro em algum outro ponto estratégico porém ambas partes poderá falar com quem estiver no interfone.



Publicidade:



Bom para não ficar confuso vou mostrar o primeiro modo de ligar que é o mais simples onde apenas, quem apertar no interfone a pessoa no monofone (aparelho branco) poderá conversar com ela ainda não será possível destravar o portão veja o esquema elaborado, onde como exemplo utilizaremos rede de alimentação em 127 Volts entre fase/neutro, caso sua alimentação for 220V fase/fase apenas não utilize o borne 0 no interfone e ligue onde indica 220V.


No próprio interfone você encontrará essas mesmas informações, desde que seja o mesmo modelo usado no exemplo, então você vai alimentar o interfone no borne 0 e 127, lembre-se de usar um disjuntor ou ligar em alguma rede que tenha proteção contra curto-circuito ou sobrecarga, pode-se usar fiação de 1,5mm. Agora repare que para comunicação entre o interfone e o gancho (monofone) utiliza-se 2 fios 1,5mm onde inicia-se no borne 4 no interfone e finaliza no borne 4 do monofone e o outro fio no borne 1 e finaliza no borne 1 do monofone esse não poderá ser invertido. Dessa maneira você poderá atender a quem apertar o interfone.

Bom agora o esquema abaixo mostrará como deve ser feita a instalação da fechadura elétrica que vende separadamente, e provavelmente a mesma será de 12V repare que no interfone temos os bornes F,F este será os 2 fios para a fechadura, observe o desenho.


Nesse modo não há necessidade de usar uma fonte externa para a fechadura, e o atendente poderá apertar o botão para destravar o botão, o próprio interfone fornece os 12V para a fechadura, repare que são apenas 2 fios usados para comunicação entre o interfone e monofone.

Publicidade:


Vejamos agora como ligar o interfone com 4 fios indo ao monofone nesse caso iremos usar os bornes FE e FS, esse método é usado quando a função FF não estiver disponível, utiliza-se uma fonte externa para a trava elétrica, observe o desenho.


Perceba que dessa maneira você não usa o FF ou suponha que o modelo de interfone seja outro, você deverá fazer dessa forma, onde sobre 4 fios 2 comunicação 1,4 e outros 2 para a fechadura. É importante perceber que nesse método você precisa retirar dois jampers no monofone o J3 e J4 que são encontrados bem aqui, veja abaixo:


Somente remova os jampers se você for utilizar com uma fonte externa e utilizando 4 fios ao monofone.

Publicidade:


Agora vou mostrar como você pode fazer para adicionar mais pontos de atendimento para aquele mesmo interfone ou seja falar de outros lugares, é possível ter até 4 extensões. Observem o exemplo abaixo.


Esse exemplo acima é a aplicação básica caso você deseja destravar a porta em vários lugares diferente vocês podem experimentar o esquema abaixo, onde um certo dia eu mesmo precisei aplicar.

Publicidade:

No exemplo não utilizei fonte para a fechadura, havia um interruptor pulsante (campainha) ao lado da porta do lado de dentro onde os moradores poderiam destravar para sair, e outro interruptor na sala do porteiro que o mesmo poderia abrir para quem estivesse querendo entrar, e outro local onde destravava era na sala da cliente, pois o interfone era para ela se comunicar, enfim parece um pouco confuso, e para piorar o monofone apresentava problema pois o mesmo não destravava apenas ouvia e falava então fiz dessa forma abaixo:


Pulsador local 1 era do lado da porta, Pulsador local 2 era do porteiro, e fiz um jamper do FE no 1 e do FS no 4, e removi os jamper do monofone 3 e 4.


Funcionou que é uma beleza, se vocês perceberem esse esquema de ligação não existe no manual da HDL, porem deixei funcionando assim e esta até hoje lá.

Publicidade:


Bom galera é isso espero ter ajudado e caso tenha alguma dúvida comente abaixo, interfone vive dando problema mesmo, lembre-se nada de emenda utilize sempre fio 1,5 mm nada de fio de telefone, e coloque em uma distância máxima de 500 metros o interfone do monofone, se tiver mais longe que isso vai ficar dando problema. Até o próximo artigo.
#


#