Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Suplementos para Comandos Elétricos

Olá queridos amigos, no artigo de hoje vamos falar sobre suplementos para comandos elétricos, ou seja além claro dos componentes para montar os circuitos o que mais você deverá usar?

Baixe o CADe SIMU 3.0 para você aprender a elaborar diagramas de comandos elétricos.



Montar um circuito de comando em um ambiente educacional com o objetivo de análise abre caminho para o desenvolvimento profissional na indústria, mas há uma distancia entre as duas realidade, que vai sendo trilhada conforme o profissional se desenvolve na área. Na indústria há a preocupação não só com o funcionamento, mas com a montagem do painel e a instalação como um todo. Enquanto estudante, o funcionamento e os possíveis defeitos são o foco principal.

Publicidade:


A montagem de painéis geralmente é uma prática executada por um profissional com mais conhecimento em ferramentas, interpretação de diagramas de força e controle e, especialmente, interpretação de Layouts de montagem. Parte desse conhecimento é adquirida em cursos e na prática do dia á dia, pois nem sempre os cursos presenciais te ensina a realizar a montagem do painel do zero.

Você deve conhecer materiais, componentes e testes de circuitos, e outra parte, a de operações de montagem, é adquirida na execução da atividade profissional ou cursos específicos de montagem, é um tipo de curso difícil de achar é a mesma coisa que você trabalhar com a função Eletricista Montador, não existe cursos que te ensina a fazer um grau em eletrocalhas, grau em perfilados, curvas em eletrodutos como curvas em S e Cavalete. Esses você só aprenderá quando tiver a oportunidade de por a mão na massa digo por experiencia própria.

Enfim esse artigo trata de alguns suplementos utilizados na montagem de painéis elétricos.

➤ Painéis

Um painel elétrico não é apenas uma caixa que abriga os componentes elétricos. Pensando em sistemas industriais, um painel elétrico, além de abrigar os componentes, protegendo-os contra intempéries ou proteger pessoas de contatos acidentais com o sistema, deve segurar mecanicamente os efeitos de um incidente interno, limitando os danos ao invólucro e diminuindo os efeitos negativos ao redor.

Atualmente temos diversos fabricantes de painéis no mercado brasileiro em duas grande categorias, sendo os painéis metálicos e as caixas poliéster. Os componentes são fixados a uma chapa interna no painel que pode ser metálica ou de celeron.


Além dos painéis individuais, temos os conjuntos denominados centro de controle de motores ou, simplesmente, CCM, que possuem um conjunto de gavetas dispostas de maneira a partilharem um barramento de força principal, que está ligado a um sistema de proteção geral do CCM, em que é conectada a entrada de energia do sistema. Os CCMs são projetados de maneira a ocupar espaço inteligentemente, abrigar vários sistemas de partida de um processo, centralizando o controle dos motores, e podem ser facilmente associados a sistemas de automação industrial.


Observe a imagem acima da esquerda representa um sistema CCM de baixa tensão, enquanto a figura do lado direito mostra o interior de uma gaveta de CCM. Nas gavetas de CCM podem ser montados os sistemas de partida que seja necessário para o motor.

➤ Calhas para Cablagem (fiação)

Para evitar fiação exposta dentro do painel, são utilizadas calhas de material isolante para passagem dos cabos, observe a imagem abaixo a dimensão podem varia muito tudo dependerá da quantidade de fiação.


 Elas podem ser calhas com "grades" abertas ou fechadas. As calhas ou canaletas para cablagem são fabricadas em diversos tamanhos (área interna) e vendidas em barras de dois metros. As calhas são cortadas e fixadas no painel de acordo com o projeto.


➤ Trilhos para Componentes

Na década de 1980, o principal método de fixação de componentes ao painel era com parafusos. Esse método consumia muito tempo e exigia muito mais precisão do montador.

Publicidade:


Atualmente os componentes utilizados em comandos elétricos permitem dois tipos de fixação, sendo por parafusos e fixação rápida em trilhos.

Os trilhos para fixação de componentes são padrão DIN sendo chamados de trilhos DIN, fabricados em aço ou liga de alumínio de alta resistência e vendidos em barras de dois metros.São utilizados para fixação de contatores, relés e disjuntores e demais componentes. Um outro tipo de trilho é o trilho para bornes que vária no formato, dependendo do tipo de borne.

Exemplo do TRILHO DIN

Exemplo de TRILHO de Bornes

➤ Anilhamento

Com o intuito de facilidade a identificação de um determinado condutor ou condutores no sistema já montado, evitando que o profissional precisa abrir as calhas e seguir o condutor, são utilizadas as anilhas.

Exemplo de Anilhas


Exemplo na pratica de anilhamento

As anilhas são fabricadas para diversas secção de cabos, com formatos e inscrições diversas. Temos anilhas com letras do alfabeto, símbolos elétricos, números etc. Normalmente as anilhas são posicionada próximas as terminações. conforme exemplo acima nas duas extremidades do condutor como exemplo abaixo, sendo imediatamente reconhecida nas conexões de bornes e contatores.

Exemplo de anilhas chegando aos bornes de ligação
Nos diagramas as anilhas aparecem como números ao lado dos condutores.

Publicidade:


➤ Terminais de Compressão

Para melhorar a conexão dos cabos aos contatores, botões e demais dispositivos com conexão parafusada, são utilizados terminais de compressão nos cabos. Os terminais são selecionado de acordo com a seção do cabo e com a aplicação. No mercado encontram-se terminais do tipo, argola, agulha, forquilha reta, terminal de encaixe, entre outros.


Em casos especiais o terminal é soldado ao cabo para melhorar o contato e evitar que o "zinabre" que aparece no cobre produza mau contato e consequentemente efeitos indesejados.

Publicidade:

#


#