Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Desarmou o Disjuntor no Banho Quentinho e Agora?

Por que o disjuntor do chuveiro desliga no banho quentinho? queridos as vezes esse e um problema simples de resolver vamos observar algumas dicas abaixo? Lembre-se consulte sempre um eletricista credenciado e não um pedricista. 

Publicidade:



Causa mais comum:

A potência do chuveiro é maior do que a fiação (espessura) aguenta. Para evitar que os  fios  aqueçam  e entrem em curto-circuito  o disjuntor desarma. Na verdade, o disjuntor cai e interrompe a corrente elétrica como um recurso de segurança para evitar super aquecimento, que pode provocar um incêndio. O banho fica frio, mas a casa fica segura.

Outras causas:

Também pode ser que exista mau contato na conexão entre o disjuntor e o fio elétrico do circuito que liga o chuveiro. Ou desarma porque foi usada uma tomada para ligar o chuveiro. A maioria das tomadas é feita para passar  15A de corrente e um chuveiro novo não passa menos que 25A.

Publicidade:

Como você poderia evitar:

A melhor coisa seria verificar, antes de comprar, se a potência do chuveiro era compatível com a amperagem do disjuntor. Se você tem um disjuntor de 30A tem que comprar um chuveiro de no máximo 6.600W (30Ax220V= 6.600W).

A potência do chuveiro vem descrita pelo fabricante na embalagem. Ou, se você realmente queria um banho mais quente, poderia ter trocado o disjuntor  e a fiação que vai até o chuveiro (maior bitola) . Também é importante ficar bem atento à emenda que se faz para ligar o fio do chuveiro à rede elétrica da casa tem que ficar bem apertada e isolada  com aquele conector, sem usar tomadas . Além de tudo isso, tenha um sistema de aterramento para evitar choques.

Exemplo de ligações:



lembre-se use as imagens apenas como referência caso tiver dúvidas chame um eletricista, e jamais use tomadas em chuveiros, se você for usar DR em chuveiro lembre-se que você precisará de uma resistência blindada, que são caríssimos porem você terá maior segurança contra choques elétricos.

Certifique que sua fiação é adequada, caso estiver com secção menor que o ideal com certeza irá derreter, as vezes a fiação chega derreter por super aquecimento e o disjuntor não desarma tomem cuidado.

Lembre-se se você tem um chuveiro na tensão 127 Volts você gastará com mais fiação e disjuntor, pois a corrente que circulará será maior porem a potência será a mesma. Por isso necessita fio mais grosso na rede 127V e disjuntor de amperagem maior.

Tabela Prática:



Lembre-se quanto maior a distancia do quadro até o chuveiro mais grosso precisará ser a fiação, então considere a tabela acima até no máximo 15 metros, para mais consulte uma tabela de queda de tensão.


Publicidade:

#


#