A simbologia se trata de uma forma de linguagem, bem como todo o conjunto que completa um determinado projeto (esquemas, desenhos, detalhes, dentre outros), deve ser EXATA para ser compreensível e também clara e de fácil interpretação para os que utilizarem. Do mesmo modo que uma língua, a simbologia está subordinada a regras, que são as NORMAS TÉCNICAS DA NBR:5444.
A simbologia se baseia em quatro elementos geométricos básicos: traço, triângulo equilátero, círculo e o quadrado.
1. O traço cheio representa o eletroduto embutido na laje ou parede, o traço tracejado representa o eletroduto na parede e traço tracejado com pontinho representa sob o solo.
2. O circuito pode representar vários objetos: o ponto de luz no teto ou parede, interruptor, tomadas e qualquer dispositivo embutido no teto. O ponto de luz deve sempre ter o diâmetro maior que o do interruptor e tomadas.
3. Anteriormente o simbolo do interruptor era um S, você ainda pode encontrar projetos em que o projetista utiliza o S como interruptor.
4. O triângulo ou círculo com divisões representa tomadas em geral .
Variações indicam mudança de significado e função (tomadas de força, tomadas de
telefone, etc. bem como modificações na altura de montagem ).
5. O quadrado representa qualquer tipo de elemento no piso ou conversor de energia
Vamos usar a planta abaixo de um Projeto Elétrico, para exemplificar o que foi dito acima.
Os condutores, pontos de luz, e interruptores são representados assim:
Significado dos símbolos em algumas tabelinhas práticas.
Um projeto é um conjunto de símbolos desenhados sobre uma planta baixa interligados de tal forma para mostrar com deve ser executada a obra.
Essas são algumas simbologias usadas em projetos elétrico, sempre seguindo a NBR:5444. Abaixo está o link para download da Norma.