Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Programa Linguagem Ladder 1 - Partida Direta

A linguagem Ladder, é um linguagem baseada em lógica de contatos.
Ela provem dos antigos painéis de relés que ativavam ou desativavam uma saída de acordo com o fechamento de seus contatos.


Para que possamos compreender de maneira simples a programação em ladder, vamos iniciar com um exemplo prático.

Suponha que temos uma partida direta (segue o diagrama de comando abaixo ) com contatores e desejamos elaborar um programa em Ladder para essa partida.  (para aqueles que não estão familiarizados com a partida direta, vale a pena conferir como funciona esta partida clicando AQUI )

O que primeiro precisamos avaliar são os componentes do circuito.
Então vamos listá-los de uma maneira simplificada:

S0 = botão desliga
S1= botão liga
K1 = contator 1
H1 = lâmpada

Sabendo os componentes vamos escrever rapidamente como deve funcionar o sistema.

Primeiro pressionamos momentaneamente S1, energizando a bobina de K1 e assim fechando seu contato de selo (13/14), mantendo a bobina K1 energizada e acendendo a lâmpada H1.

Como sabemos a maneira como o circuito deve funcionar, podemos listar entradas e saídas para ele.

Antes de tudo, vamos entender o que são entradas e saídas em um programa de maneira bem simplificada.

Entrada= todo sinal , seja ele proveniente de um sensor, de um botão ou qualquer outro equipamento, que entra no CLP e informa algum estado ou comando (liga/desliga, por ex).

Saída = todo sinal, que sai do CLP e aciona alguma carga , seja ela uma lâmpada, uma bobina de contator, uma válvula, uma solenóide, ou qualquer outro tipo de equipamento.

Podemos listar então as entradas e saídas:

Entradas:
  • S0
  •  S1
Saídas
  • K1
  • H1

Uma vez que listamos as saída, devemos atribuir endereços à elas:

Todas as entradas iniciam com a letra I, e todas as saída com a letra Q.
Esses I e Q são os chamados endereços do CLP

A maneira de representar os endereços pode variar de acordo com o fabricante.
Por exemplo, CLPs da Siemens trabalham com entradas I X.Y ,e saídas Q X.Y onde X representa o Byte e Y o bit.
Para facilitar o entendimento abaixo representado a estrutura de endereços da Siemens de maneira bem simplificada.


Note que como trata-se de 1 Byte, ele possui portanto 8 bits. 
Trabalharemos em nosso estudo com um CLP da WEG, que possui estrutura de endereços mais simples, que nomeia entradas por I01, I02, I03 e assim sucessivamente, e saídas por Q01, Q02, Q03 e etc.


Bom, uma vez que listamos entradas e saídas vamos atribuir endereços à elas.



Entradas:
  • S0 - I02
  • S1 - I01
Saídas

  • K1 - Q01
  • H1 - Q02
Uma vez que listamos os endereços podemos então montar nossa programação em Ladder:
 
Acima temos o programa em ladder para uma partida direta. Agora entenderemos passo a passo como funciona.

O sistema inicia-se desligado, note que a simbologia do botão de liga é um contato aberto e a de d desliga também é contato aberto,
 Conforme estudado anteriormente (vide post sobre partida direta), o botão de desliga é um botão do tipo pulsador com contato normalmente aberto (quando pressionado por um momento ele fecha o contato e logo em seguida retorna à posição normal aberto).  Já o botão desliga é um botão pulsador só que com contato físico normalmente fechado, ou seja, quando pressionado ele se abre por um instante e volta a posição fechada logo em seguida.

Assim para ligarmos o circuito devemos pressionar apenas S0 que está ligado no endereço I01.
Logo depois a alimentação passa pelo contato I02 e chega à saída Q01, na qual está ligada à bobina do contator K1 do motor e também a saída que aciona a lâmpada.
 Note que em paralelo com o botão de liga temos um contato aberto Q01, este contato, assim como na partida direta feita com contatores, representa agora na programação, um selo, para garantir que quando o botão liga for pressionado e retornar à posição inicial, a saída Q01 mantenha-se acionada.
Da mesma maneira que na partida direta com contatores, para desligar todo o sistema, precisamos pressionar o botão desliga, ligado no endereço I02.
 Abaixo temos a representação da ligação física no CLP dos componentes.
Note que temos neste caso representado as entradas no CLP como Input 6 x AC. Isso indica que podemos conectar neste CLP 6 entradas com tensão alternada aplicada nestas entradas. Por isso ligamos botão Liga e Desliga ao mesmo ponto de Alimentação AC (Alternada).

Nas saída temos a representação Output 4 x Relay / 8 A.  Isso indica que podemos ligar nestas saídas cargas com corrente de no máximo 1A de corrente. Note que por ser saída à relé, temos uma alimentação AC ou DC interligando um contato da saída.
Essa alimentação AC ou DC depende da carga que desejamos acionar.
Por exemplo, se temos um contator que funcione em corrente contínua DC com 24V, e uma lâmpada que funcione também em corrente contínua DC com 24 V, podemos interligar o ponto de alimentação.  De modo que a saída do CLP é acionada pelo programa e se assemelha muito à um interruptor liga/ desliga.

#


#