Primeiramente vamos fazer uma breve descrição sobre a fotocélula ou rele foto elétrico.
A diferença é que no interruptor o acionamento é puramente mecânico, já numa fotocélula há um pequeno sensor, capaz de detectar diferenças de luminosidade no ambiente. Essa detecção de luz permite que o interruptor que há dentro da fotocélula seja acionado.
Quando a luz diminui, o interruptor é "ligado" e assim as luzes podem ser acesas automaticamente. Tal lógica é muito usada na rede de iluminação pública.
Vejamos 3 opções de ligações a 1° Opção e a mais comum quando se quer ligar a fotocélula a uma lampada ou um conjunto de lampadas, tanto que sua carga máxima não ultrapasse seus 1000 watts.
Esquema Elétrico de uma Fotocélula de 3 fios em rede 127V
Vejamos agora um exemplo em que você precisará instalar varias lampadas cujo sua carga total passará dos 1000 watts de potência, então você terá que associar a fotocélula á um contator trifásico ou bifásico e fazer o balanceamento das fases. Normalmente é utilizada em lampadas que necessita de reator como as lampadas vapor metálica.
Esquema Elétrico para acionamento de lampadas a partir de um contator de potência.
Vejamos agora utilizando o mesmo esquema acima, suponhamos que você necessite ter uma opção de ligar as mesmas manual através de um disjuntor por exemplo o esquema seria assim:
Esquema Elétrico Ligação Manual e Automático pela Fotocélula.
Lembre - se de sempre desligar a energia elétrica antes de mexer nos circuitos afim de evitar choques elétricos!