Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Diagramas Elétricos

Diagramas Elétricos

Um projeto elétrico ou não, deve ser transmitido do projetista ao executor. Esta transmissão de todos os detalhes pensados durante a fase de projeto deve ser a mais "perfeita" possível para que o executor tenha condições de realizar a ideia assim como a mesma foi concebida. Isso se faz por meio de plantas e diagramas.



Um projeto elétrico deve constar basicamente de:

a) memorial de cálculo
b) diagrama em planta
c) diagrama trifilar
d) diagrama unifilar
e) diagrama de montagem
f) lista de material

Memorial de cálculos

Um memorial de cálculos contém exatamente todos os cálculos realizados no projeto de modo a justificar todas as decisões tomadas. Normalmente, enquanto se está projetando uma instalação, tem-se na memória a justificativa para as soluções tomadas mas, depois de algum tempo, a memória se apaga. Deste modo, se um  memorial for feito, bastará consultá-lo para "desfazer" qualquer dúvida.

Uma outra justificativa é que sempre que existe um tempo entre o projeto e a sua execução, sempre haverá modificações a serem feitas. Com o memorial descritivo dos cálculos, poupa-se "tempo" em tentar lembrar como aquelas modificações podem alterar o projeto original, e nunca deve ser esquecida a correção dos projetos com as alterações feitas durante a execução, para que os desenhos sem um "retrato" fiel da instalação, o que facilita o trabalho em alterações e manutenções "futuras".

Diagrama em planta

O diagrama em planta mostra fisicamente na instalação como se colocar interruptores, tomadas, quadro de luz, condutores, eletrodutos etc, de tal modo a permitir a execução do projeto na obra civil. O exemplo de um diagrama de planta de uma casa simples é mostrado no retrato abaixo.



Juntamente com este diagrama, deve ser colocado ao lado um quadro de cargas para cada "quadro de distribuição". Este quadro apresenta todo os detalhes de cada "circuito projetado", como tensão, número de fases, corrente nominal, condutor, proteção, finalidade do circuito e que tipo de carga o mesmo contém.

No retrato abaixo é apresentado o quadro de carga do quadro de luz de uma casa simples:


A simbologia adotada no diagrama em planta também deve constar do mesmo uma vez que não existe um padrão a ser adotado e a mesma varia de projetista a projetista.

Diagrama trifilar

O diagrama trifilar é um diagrama completo de ligação mostrando "detalhadamente" todas as conexões a serem executadas pelo executor. Deve constar da alimentação trifilar, chaves, proteções, barramentos, interruptores, tomadas, etc.

Diagrama unifilar

O diagrama unifilar é a representação de um sistema por uma de suas fases. Este diagrama dá uma "ideia" bastante clara da alimentação de "energia elétrica" de uma instalação, de seus dispositivos de comando e proteção, bem como os valores nominais de todos os equipamentos.

Diagrama de montagem

Este é um diagrama que em princípio pode ser "desprezado", pois todas as informações nele contidas já se encontram no diagrama em planta. Acontece que, normalmente, o trabalho de colocação de eletrodutos e "caixas de passagem" não é feita pela mesma pessoa que executa a instalação elétrica. Portanto este diagrama seria usado só na execução civil da instalação, sendo muito mais claro, pois mostra só o que interessa no momento, ou seja, os eletrodutos, caixas de passagem, as bitolas dos eletrodutos e a forma e tamanho dessas caixas de passagem e derivações.

Lista de material

A lista de material deve constar de todos os materiais necessários à execução do projeto. Os materiais a serem "comprados" devem ser cuidadosamente discriminados para que sejam o mais adequado à instalação elétrica e contenham todas as características usadas no projeto. As quantidades e as unidades dos materiais também devem constar dessa lista e, dependendo da finalidade, também o preço unitário e total devem ser colocados.

Uma prática que se tem mostrado bastante vantajosa é a "separação" da lista por tipo de material, por exemplo, eletrodutos e acessórios, condutores elétricos, quadros de distribuição etc.
#


#