Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como substituir lâmpadas HO fluor com reator para lâmpadas de LED 40W?

Fala amigos tudo bem? Hoje, fim de semana estou com um tempo para me dedicar aqui ao blog para trazer mas um conteúdo da área da elétrica para vocês. Fizemos também recentemente um artigo mostrando como substituir reator 2x40 confira clicando aqui!



E no artigo de hoje vou mostrar alguns passos que você pode utilizar para realizar a troca ou instalação do zero de uma luminária com lâmpadas HO para lâmpadas de LED 2.4 metros ( mesmo tamanho das lâmpadas HO)

Detalhe de uma calha para 2 lâmpada HO:


Essas lâmpadas já são ultrapassadas e todas as empresas já estão começando a substituir para as LED de 40 watts cada.


Então vamos ao que interessa, os soquetes de pressão que contem nas calhas originais utiliza-se os mesmos, para substituir você deve remover os plugs dos pinos das lâmpadas velhas.

Publicidade:


(detalhes abaixo)


Outro detalhe importante é saber qual o esquema elétrico que a nova lâmpada de LED possui, se energiza apenas um lado dos pinos ou nas duas pontas.

Vamos ver um exemplo abaixo:


Normalmente esse esquema acima é a ligação atual da lâmpada fluorescente com reator no exemplo temos a rede 127V utilizando um interruptor.


Você vai remover completamente o reator e a fiação, e se caso sua lâmpada de LED for de tipo ligação

Publicidade:



FN em apenas um dos lados você pode ligar conforme o exemplo acima, mandando para um soquete e fazendo um jamper para o soquete lateral, assim as duas lâmpadas funcionarão.


Encaixe as lâmpadas de LED lembre-se de utilizar o plug, pois os soquetes são de pressão ou caso contrario troque para um soquete comum para lâmpadas de LED (exemplo abaixo):


Vamos continuar:


Também se preferir pode utilizar os mesmo fios que se manteve da ligação do antigo reator e fazer conforme exemplo acima, isso se sua lâmpada for do tipo que energiza apenas um dos lados.


Se por ventura sua lâmpada for do tipo que energiza fase de um lado e neutro do outro, ou até mesmo fase de um lado e fase de outro (rede 220V fase, fase)

Publicidade:


você pode ligar conforme o exemplo acima.


Ou se preferir pode alimentar apenas um dos soquetes de ambos os lados e jamper conforme exemplo do esquema acima, isso se sua lâmpada de LED for do tipo que alimenta ambos os lados.


Caso sua rede elétrica for 220V (fase, fase) lembre-se de utilizar um interruptor do tipo bipolar conforme exemplo acima.


Atenção galerinha não se esqueça dos detalhes, caso for usar a mesma calha com os mesmos soquetes de pressão você vai precisar remover os pinos da lâmpada original e colocar nas lâmpadas de LED para que o encaixe fique perfeito.

Publicidade:


Outro detalhe é caso a ligação seja de apenas um dos lados na lâmpada terá uma indicação, pois essa sempre deverá ficar do lado do circuito alimentado.

Caso tenha alguma dúvida comente abaixo e até a próxima. Fui.....

Recomendamos:

#


#