Como trocar lâmpadas com reator por lâmpadas de LED de forma fácil - Ensinando Elétrica | Dicas e Ensinamentos

domingo, 6 de maio de 2018

Como trocar lâmpadas com reator por lâmpadas de LED de forma fácil

Olá amigos, após alguns dias sem tempo de postar aqui no Blog para vocês, hoje deu tempo de fazer um artigo para os amigos que tem dúvidas sobre como substituir o reator 2x40 imagem abaixo, por lâmpadas de LED. Confira o artigo de como trocar lâmpadas HO para lâmpadas de LED.


Amigos é comum hoje em dia todo mundo estar trocando e substituindo esses reatores de lâmpadas fluorescentes, por lâmpadas de LED que são muito mais econômicas e dispensa o uso de reatores convencionais.


Na sua calha 2x40 ou até mesmo 1x40 para que sua lâmpada fluor funcione precisa do reator certo, vamos ver nesse artigo como você pode trocar facilmente e substituir para o LED.


Primeiro desligue e retire a calha do teto e corte os fios no começo do reator conforme as setinhas indicam,

Publicidade:


você não precisa remover todo os fios dos soquetes, pois pode aproveitar a ligação antiga para usar para a LED.


Contando ficará como o exemplo acima, agora você deve juntar todas as pontas do lado direto vermelhos com os azuis e lado esquerdo também vermelhos com azuis, então teremos 2 pontas que essa será ligada na rede, 220V ou 127V as lâmpadas de LED são normalmente bivolt automático.


Se sua instalação for 220V entre fase e fase você deve ligar conforme exemplo acima e utilizar o interruptor BIPOLAR certo, basta ligar conforme exemplo, lembre-se essa ligação é para calhas 2x40 ou seja utiliza-se 2 lâmpadas de LED.


Fácil não?

Publicidade:


só remover o reator e realizar a junção dos fios conforme os exemplos e instalar o interruptor correto, agora se sua instalação for 127V entre fase e neutro segue abaixo o exemplo:


Se for calha com apenas 1 lâmpada a ligação é a mesma basta ligar fase de um lado do soquete e a outra fase do outro lado, ou fase de um lado e neutro para o outro se for rede 127V.

Galera lembrando que dependendo da marca da lâmpada o esquema pode mudar, veja outro exemplo de ligação do tipo que se alimenta apenas um dos lados da lâmpada LED.


Detalhe pino marcado com FN sempre no lado da fiação.



Fui galera espero que tenham gostado do artigo, e assim que tiver outro tempinho livre estarei trazendo novos artigos.

Recomendamos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião do Blog Ensinando Elétrica.