Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Quadro de Comando para Iluminação Externa

Olá amigos Felipe Vieira aqui! E no artigo de hoje vamos mostrar como você pode automatizar um painel para iluminação externa, seja para lojas vitrines, ou painéis luminosos de publicidade ou até mesmo toda a iluminação do seu jardim.

Lembre-se Curso de Comandos Elétricos acesse - www.comandoseletricos.net


Você pode montar um exemplo utilizando o software CADe SIMU, vou deixar o link para vocês baixar no final do artigo.

Publicidade:


É comum as pessoas automatizarem luminárias, holofotes ou demais tipos de lâmpadas, para que ligue apenas a noite, isso utilizando apenas uma fotocélula ou até mesmo a fotocélula em conjunto ao contator certo.

Você pode ler esse artigo sobre fotocélula em contator clicando aqui!

Mas, se seu projeto for mais complexo, você precisa de um pequeno projetinho elétrico, vamos ter como exemplo esse painel abaixo:


Observamos que todos circuitos de iluminação para uma loja provavelmente área externa será acionada por um programador com horário programado, ou seja mantendo sempre os disjuntores ligados o programador acenderá e apagará os circuitos nos horários definidos de segunda à segunda.

Publicidade:


Por exemplo: liga a partir das 18:00 e desliga as 05:00 da manhã automaticamente 7 dias da semana, essa é a vantagem principal de se utilizar o programador horário.

Como você pode montar um circuito desse? Veja a resposta abaixo com esse belo exemplo do circuito de comando do painel acima fizemos no CADe SIMU.


Você pode baixar o CADe SIMU e experimentar montar para simular e compreender o funcionamento, ou se preferir pode dar um PLAY no vídeo da simulação abaixo:


Atenção atente-se ao tipo de programador que você irá comprar e também a tensão da bobina do seu contator de do relé de interface, tem que ser sempre a mesma tensão da rede alimentadora.

DOWNLOAD DO CADE SIMU EM PORTUGUÊS

Faça a distribuição correta dos circuitos caso utilize rede trifásica. Bom galerinhaa dica de hoje é essa, lembre-se esses tipos de artigos você só encontra aqui no Blog Ensinando Elétrica, confira abaixo artigos recomendados:

Recomendamos:

#


#