Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como ligar fotocélula em um contator

Olá pessoal, hoje domingão estou de folga e deu tempo de fazer um artigo para aprimorar o seu conhecimento, no assunto de hoje vamos ensinar e dar os passos para você aprender como:
Ligar um contator através da fotocélula
Bom, sabemos que para grandes cargas de iluminação devemos empregar um sistema onde quem acionara a carga de todas as lâmpadas será o contator e não a fotocélula diretamente. Você pode também consultar esse artigo ensinando a ligar a fotocélula em lâmpadas.


Sabemos também que as fotocélulas suporta uma carga máxima de 1000 watts para cada relé, então para que possamos alimentar cargas maiores de 1000 watts devemos utilizar esse método.

Publicidade:


Como exemplo vamos utilizar uma fotocélula de três fios essa da figura abaixo:

As cores podem variar, você precisa identificar a fase e o retorno para uma ligação correta.

Vamos observar o primeiro exemplo abaixo:


Bom, no exemplo utilizamos 1 disjuntor bipolar (fase/fase) para proteção do circuito de trabalho (carga) certo, e outro disjuntor bipolar (fase/fase) para a proteção da fotocélula e contatora.

Publicidade:


Então como vocês podem ver no exemplo a ligação, uma fase sai do disjuntor e vai a fotocélula certo, e retorna através do fio preto a bobina A1, e a outra fase é ligada entre o fio azul ou branco da fotocélula e ao mesmo tempo vai para o A2.

Somente ao escurecer a fotocélula dará condição a acionamento da bobina através do A1, assim acionando as lampadas.

Vamos observar o segundo exemplo abaixo:


O que mudamos nesse desenho, foi adicionar ao pequeno comando 2 sinaleiro indicativo, onde quando o sistema de iluminação estiver ligado o LED VERDE vai acionar, e ao desligar as lampâdas o LED VERMELHO permanecerá ligado e o verde desligado.

Publicidade:




É interessante inserir os LED indicativo de estado nos painéis. assim você consegue distinguir  qual a situação do comando sem mesmo abrir o painel.

Vamos observar o terceiro exemplo abaixo:


Vamos supor que você tenha uma grande quantidade de circuito de iluminação externa, esse exemplo da figura acima é uma situação bem comum de ser encontrada em painéis de iluminação, onde ou você acionara todas as luminárias através de botoeiras liga/desliga ou através de fotocelular, ou até mesmo as duas opções manual/automático.

Há se te ajudar também fiz um rascunho rápido para um amigo você pode utilizar para ajudar na sua dúvida.



Lembre-se faça um serviço corretamente que não coloque a vida do próximo em perigo não seja negligente, e sempre realize os serviços com a rede elétrica desenergizada.

Publicidade:




Até o próximo artigo, provavelmente domingo que vem, semana toda irei trabalhar, adoro e amo exercer a profissão, não apenas falar e ensinar sobre ela.

Seu amigo Felipe Vieira.

Recomendamos:

#


#