Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Disjuntores tem polaridade?

Olá amigos hoje dia 01 de abril, nosso primeiro artigo do mês de abril aqui do Blog, e nesse artigo vamos tirar as dúvidas de muitos eletricistas e estudantes.



Disjuntor tem polaridade? Tenho sempre que entrar com as fases na parte de cima? Posso entrar com as fases por baixo também?

Publicidade:


Calma são 2 perguntas, primeiro: disjuntor termomagnético NÃO tem polaridade! Segundo: você pode sim ou alimentar por cima ou por baixo tanto faz, vai da estética e do momento da montagem do seu QGD (Quadro Geral de Distribuição).



O que os disjuntores fazem? Eles são dispositivos que garantem, simultaneamente, a manobra  e a proteção contra correntes de sobrecarga e contra correntes de curto-circuitos.

Nada mais!

Publicidade:



Se você for montar um quadro elétrico com barramentos, não tem segredo nenhum, pois terá o disjuntor geral, que é claro a alimentação entrará por cima e na parte de baixo encaixará os barramentos de cobre, veja os exemplos abaixo:


Esses tipos de quadros são mais montados na área industrial e em grandes construções, no caso de residências não é comum encontrar esses tipos de quadros elétricos de distribuições. Veja que temos o disjuntor geral e os dos circuitos nas laterais. Veja outros exemplos:


Para esses tipos de quadros não são utilizados os barramento tipo pente, e se você quer um quadro que esteja com DR DPS e de acordo com a norma. Veja esse exemplo abaixo:


Esse foi um dos quadros que montamos em uma das OBRAS, esse está de acordo com a NBR5410 ok? Onde exige o DR DPS para que esteja de acordo.

Publicidade:


Agora, em relação aos quadros de elétrica de residências, é comum ter que por pentes de barramento para jampear as fases, certo.



Você deve usar os pente de barramento, existem no mercado os modelos para uma fase, duas fases e três fases.

Pente Tripolar

Pente Bipolar

Pente Unipolar



Você utiliza o pente para não ficar essa coisa ai em cima, serviço feio e nem um pouco profissional.


Você deve usar o pente de barramento ao invés de jampear utilizando fios, seu serviço vai ficar muito mais profissional. Veja outro exemplo de um pequeno painel com a utilização do barramento tipo pente.


Pessoal, agora em relação ao posicionamento, devo por o barrapente por cima ou por baixo? Como dito acima os disjuntores não tem polaridade, você coloca da forma que achar melhor que ficará a estética.

Por exemplo: Opção 01.


Alimentação trifásica vem e entra por baixo do disjuntor geral e o barramento fica por cima, e distribui os circuitos por baixo, é uma opção.

Publicidade:


Por exemplo Opção 02.


Lembre-se você sempre deve deixar um disjuntor como GERAL no quadro por mais que ele seja pequeno, pois tem eletricistas que entra com as fases junto ao pente na parte de cima, não deixando nenhum disjuntor como geral.

Esta é a dica de hoje e até a próxima.

Recomendamos:

#


#