Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como simular os componentes pneumáticos do CADe SIMU

Olá amigos! No artigo de hoje vou mostrar através de diagramas e vídeos de exemplos de como vocês podem utilizar os componentes da pneumática do CADe SIMU para realizar as simulações.



Sabemos que no mundo da pneumática quem faz os cilindros se moverem é o ar comprimido certo, vou deixar abaixo para você assistir uns vídeos da Festo falando um pouco mais sobre os sistemas pneumáticos, confira abaixo:

Ads:



Veja também um pequeno exemplo dos cilindros em ação em um vídeo rápido da galera do Youtube, pneumática é muito legal e interessante para se aprender. Eu recomendo esse curso com certeza.


Para realizar as atividades no CADe SIMU, as simulações precisam do componente chamado eletroválvula, você pode assistir o vídeo abaixo para saber como é o funcionamento dessa eletroválvula.


Se você assistiu aos vídeos acima podemos dar sequência ao nosso artigo, primeiramente é claro você terá que ter o CADe SIMU instalado em seu computador para realizar essa atividade. Se ainda não tem você pode acessar agora mesmo e clicar aqui para baixar.

Ads:


1 passo: abrindo o CADe SIMU você vai encontrar a categoria " atuadores pneumáticos "


Logo mais você vai clicar nele para ver as opções conforme exemplo abaixo:


Vocês podem trabalhar com essas opções de elementos da pneumáticas que temos no CADe SIMU, vamos continuar conforme imagem abaixo:


Você vai montar um pequeno exemplo, conforme imagem acima de dois cliques no cilindro para alterar as configurações.


Opção 1 você vai renomear deixar o mesmo nome da bobina da eletroválvula, a 2 opção significa que o cilindro terá apenas uma ação e a opção 3 você regula a velocidade de expandir e de contrair.

Se você fez tudo certo você pode simular. Observe o vídeo abaixo da simulação:


Vou deixar abaixo os demais vídeos básicos você pode copiar e criar o mesmo exemplo para que você possa simular e ver o funcionamento.

Ads:


Se eu fizesse o passo a passo para cada exemplo esse artigo ficaria muito grande, então assista aos vídeos analise a forma que foi feito para que você faça igual, ou até melhor, pois os circuitos são bem básicos.




Vídeo Exemplo 03


Vídeo Exemplo 04


Vídeo Exemplo 05


Vídeo Exemplo 06



Vídeo Exemplo 07


Vídeo Exemplo 08

Ads:



Vídeo Exemplo 09


Vídeo Exemplo 10


Vídeo Exemplo 11


Outro programa interessante para você baixar para treinar e começar a compreender pneumática é o programa FestoFluid SIM você pode baixar ele clicando aqui!

Recomendamos:

#


#