Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

O que é um Relé sequencial de fase e como instalar?

Olá amigos! No artigo de hoje vamos falar sobre o que é e como instalar um relé sequencial de fase. Abaixo você também poderá desfrutar de alguns exemplos de aplicações.


Bom, um relé sequência de fase ou relé sequencial de fase tem a função única de apenas monitorar as fases de um sistema trifásico, para que se caso acontecer uma inversão de fase que possa, por exemplo, ocorrer em uma queda de energia da distribuidora local, não permite acionamento de motores caso as fases tenham sido invertidas.

Publicidade:


Esses relés podem acionar alarmes, interromper circuitos, de modo a proteger máquinas e equipamentos de falhas ocorridas na rede principal na seguinte condição: apenas se houver uma inversão de fase, esse dispositivo ilustrado na imagem acima NÃO tem a função de falta de fase e nem queda de tensão.

Caso necessário instale um Relé sequencial falta de fase e supervisão de fase, esse sim terá a supervisão tanto em inversão de fases quanto a falta de fase na REDE ELÉTRICA

Publicidade:


Diagramas Elétricos de Ligação do Relé Sequência de Fase

↠ Diagrama básico


Exemplo de elaboração efetuada no CADe SIMU 3.0 onde é monitorado para um sistema partida direta.

O relé só da condição ao acionamento do comando se suas fases estiverem na ordem R,S,T (L1,L2,L3)

Publicidade:


No diagrama fizemos um inversão proposital e veja que o relé não arma seus contatos.


Observem onde circulamos, invertemos a Fase L1 entrando em L2 do relé, então na prática deve instalar de acordo, quando as fases estiverem ok um led vermelho acenderá no relé.

Bom galera, é isso a dica de hoje e até o próximo artigo. Forte abraço! Felipe Vieira.

Recomendamos:

#


#